Azulejo
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 4769 Az
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 17
-
-
Técnica: Faiança
-
Dimensões (cm): Esp. 1,3
-
Descrição: Azulejos de padrão em faiança monocromática: azul sobre branco. Módulo de padrão 2x2, composto por elementos geométricos, florais e vegetalistas estilizados, sobre fundo branco. Possui dois centros de rotação, o principal constituído por núcleo poligonal do tipo quadrado sobre vértice, azul de contorno branco, em torno do qual se organiza rosácea mista de flores de cálice azuis, em disposição cruciforme e, diagonalmente, segmentos de folhas de acanto recortadas e nervuradas a azul, com orla fusiforme da mesma côr na ponta. A composição central é enquadrada, diagonalmente, por ornatos tipo hastes, com a configuração de S defrontados, com zona de contacto na qual se insere estilização de flor-de-lis, enquanto o enrolamento da extremidade oposta se agrega a pedúnculos, com enrolamento de folhagem estilizada, pertencentes a flores de pétalas recortadas, simetricamente dispostas e adossadas, as quais constituem os elementos de ligação. O centro secundário é composto por flor de oito pétalas arredondadas, em duas tonalidades de azul, sendo enquadrado pela disposição convergente dos respectivos motivos.
-
-
Origem/Historial: Dois azulejos provenientes do Convento de Odivelas, no âmbito do Protocolo de Colaboração entre o MNAz e o Exército em Janeiro de 2012.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo).
Dois azulejos provenientes do Convento de Odivelas, no âmbito do Protocolo de Colaboração entre o MNAz e o Exército em Janeiro de 2012.
-
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal