Azulejo
-
Museu: Museu Nacional do Azulejo
-
Nº de Inventário: MNAz 707 Az
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1801
-
-
Técnica: Faiança
-
Dimensões (cm): Alt. 13 x Larg. 13
-
Descrição: Azulejo polícromo: azul, verde, amarelo, manganês e branco. Cena contida em moldura circular, integrada em paisagem campestre. Em primeiro plano encontram-se duas personagens, uma feminina e outra masculina, de mão dada, rodeadas por um rebanho de ovelhas. Em segundo plano, do lado direito, está um apontamento arquitéctonico e, do lado esquerdo, uma árvore. Os cantos são ornados com elementos estilizados "cabeça de boi" em manganês.
-
-
Origem/Historial: A pintura de paisagens desenvolve-se relativamente tarde, por volta de 1740, já que este género pictural envolvia uma complexidade de problemas de composição e de perspectiva.A introdução da paisagem constítui uma novidade, não sendo nunca escolhida como tema único mas acompanhada de apontamentos de arquitecturas e por vezes de figuras humanas ou animais.A composição é tratada em perspectiva, numa visão idealizada, onde a reprodução da realidade importa menos que a ilusão de profundidade.
Segundo Santos Simões (op cit), o azulejo de figura avulsa, muito popular no séc. XVIII, foi produzido em grandes quantidades e utilizado no revestimento de dependências secundárias tais como cozinhas, corredores, pequenas salas ou alegretes de jardim.
-
Incorporação: Desconhecido (Fundo Antigo)
-
Centro de Fabrico: Amsterdão
Bibliografia
- Dutch Tiles in the Philadelphia Museum of Art. Philadelphia: Philadelphia Museum of Art, 1984
- GUIMARÃES, Feliciano - Azulejos de figura avulsa. Gaia: Edições Pátria, 1932
- JONGE, C.H. de - Dutch Tiles. London: Pall Mall Press, 1971
- SIMÕES, João Miguel dos Santos - Carreaux céramiques hollandais au Portugal et en Espagne. Haia: 1959
- VAN LINDEN, Margaretha - Les carreaux de Holande dans les châteaux d' Europe. Louvenciennes: 1995