Dimensões (cm): Alt. 20 x Larg. 28,2 x Esp. 0,6 a 0,7
Descrição: Medida de volumes secos, Alqueire.
Peça de forma paralelepipédica que apresenta, numa das faces laterais, a inscrição "R(ex?)/SEBAS/TIANUS/I", diagonalmente atravessada por uma seta. À esquerda foi inscrita a letra L, à direita a letra V e por baixo a inscrição "A S" 1575". Na face oposta, encontram-se as armas reais e, à esquerda em cima a marca de Lisboa, consistindo num navio com um corvo na proa. Em cada uma das faces laterais estão aplic... Ver maisados asas ligeiramente ornadas.
Origem/Historial: Deposito da Camara Municipal da Guarda em 1940.
No Reinado de D. Sebastião a 26 de Janeiro de 1575 verifica-se importante reforma das unidades de volume ao defenir-se um sistema novo para os produtos secos. Utilizou-se de novo o sistema de distribuição aos concelhos de cópias padrões dos reais. E foi proibida a utilização de todas as outras medidas para secos.
O alqueire padrão de D. Sebastião tinha 13,1 litros, e a este padrão a ... Ver maisaltura foi aumentada cerca de 1,35 cm, o que aumentou a capacidade para 13,94 litros. Por esta razão este padrão não representa o Padrão de D. Sebastião, mas sim uma adptação ao Padrão local da Guarda.
O estudo realizado pelo Dr. Luís Seabra Lopes do Departamento de Electrónica e Telecomunicações da Universidade de Aveiro, em 13 de Dezembro de 2002, diz que as medidas da Guarda sofreram alterações, para aumentarem a sua capacidade, a altura das paredes superiores foi aumentada soldando barras de bronze de cerca de 1 cm de altura. Como a camada de solda tem uma altura de 0,25 cm, o que significa um aumento total de 1,25 cm na altura. As medidas mais pequenas sofreram alterações proporcionais.
Estas alterações terão sido devidas: a que se aproximassem da medida tradicional usada na Guarda, um valor próximo da famiqa hispano-árabe, a segunda hipótese e talvez a mais plausivel é que foi aumentada para acompanhar o aumento da própria medida de Lisboa no século XVIII.
FILIPE, Eduarda - Pesos E Medidas Em Portugal. Lisboa: Revista Ordem Engenheiros, Junho 1990
LEAL, Pinho - Portugal Antigo e Moderno: 1874
LOPES, Luís Seabra - Medidas Portuguesas de capacidade Do alqueire de Coimbra de 1111 ao sistema de medidas de Dom Manuel. Revista Portuguesa de História t. XXXII: Universidade de Aveiro, 1997-1998
LOPES, Luís Seabra - Os Padrões de Medidas de Capacidades Dados à Guarda por Dom Sebastião e as Alterações que sofreram. Viseu: Separata da Beira Alta, vol. LXII (3-4) p.435-446, 2003
RODRIGUES, Adriano Vasco - Quem põe cobro ao saque artistico e documental do Distrito ?. Guarda: Jornal "A Guarda", Fevereiro de 1985