Painel de placas

  • Museu: Museu Nacional do Azulejo
  • Nº de Inventário: MNAz 381 Cer
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Nery, Eduardo (Figueira da Foz, 1937 - Lisboa, 2013) (-)
  • Datação: 1998
  • Técnica: Moldado; reflexo metálico
  • Dimensões (cm): Comp. 110 x Alt. 8 x Larg. 85
  • Descrição: Conjunto de 12 placas cerâmicas douradas, em forma de cunho, divididas por um sulco em quatro partes, destinadas ao revestimento de parte da fachada do Museu da Olaria, em Barcelos. As placas encontram-se dispostas de forma desencontrada, criando movimento e dinâmica.
  • Origem/Historial: O projecto para o revestimento da fachada do Museu de Olaria, em Barcelos (Rua Cónego Joaquim Gaiolas), com estas placas cerâmicas foi elaborado entre 1993 e 1995. É constituído por uma composição em placas relevadas e douradas, tendo sido encomendado pela Câmara Municipal de Barcelos. Este trabalho foi executado em 1998, com placas cerâmicas prismáticas, moldadas, vidradas e com lustrina dourada, numa dimensão total da parede de 3,35 x 16,60m, medindo cada placa 28 x 28 x 8cm. As placas foram produzidas na Secla S.A., Caldas da Rainha, sob orientação da Fábrica Aleluia, S.A., Aveiro, tendo o assentamento dos painéis sido efectuado por Renco, Lda., e o projecto arquitectónico sido elaborado por Teotónio dos Santos. Com módulo igual ao da escadaria da Av. Infante Santo, em Lisboa - placa prismática de grande dimensão - foi estruturada uma composição em baixo-relevo que anima uma fachada dividida entre a elegância cuidada do primeiro piso e o desenho sujeito a necessidades funcionais do rés-do-chão. Instalada numa rua estreita, logo com pouco recuo que permita a percepção correcta de um painel plano de azulejos devido aos reflexos da luz, o artista tirou partido dessa adversidade e optou pelo tratamento final das placas com vidrado de brilho metálico, capaz de integrar a luz como matéria fluída da composição, em transformação não só pela sua incidência nos diferentes momentos do dia mas também pela posição variada das superfícies reflectoras e pelas sucessivas perspectivas do espectador ao caminhar ao longo do painel.
  • Incorporação: Oferta da Dra. Clara Galvão Lucas/Fábrica Aleluia, S.A., Aveiro (10 placas).
  • Centro de Fabrico: Caldas da Rainha

Bibliografia

  • Eduardo Nery (1956-1996). Arte Pública, catálogo de exposição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian-Culturgest, 1997
  • Eduardo Nery-Exposição Retrospectiva: Tapeçaria, Azulejo, Mosaico, Vitral (1961-2003). Lisboa: IPM, 2003
  • Tan vasta libertad en tan estrecha regla : el arte del azulejo en Portugal del siglo XVI al siglo XX = Tão vasta liberdade em tão estreita regra: a arte do azulejo em Portugal do século XVI ao século XX. Lisboa: Museu Nacional do Azulejo, 2005

Exposições

  • Eduardo Nery - Exposição Retrospectiva: Azulejo, Mosaico e Vitral (1961-2003)

    • Museu Nacional do Azulejo, Lisboa
    • 28/10/2003 a 25/1/2004
    • Exposição Física
  • Eduardo Nery - Exposição Retrospectiva: Tapeçaria, Azulejo, Mosaico e Vitral (1961-2003)

    • Museu Nacional de Soares dos Reis, Porto
    • 4/3/2004 a 9/5/2004
    • Exposição Física
  • Tan vasta libertad en tan estrecha regla : el arte del azulejo en Portugal del siglo XVI al siglo XX = Tão vasta liberda

    • Universidad Pontificia de Salamanca, Salamanca
    • 14/10/2005 a 27/11/2005
    • Exposição Física
  • Cerâmicas para Arquitecturas. Azulejos com autores 1950-2000

    • Osiris Galeria Municipal, Caldas da Rainha
    • 15/8/2007 a 15/10/2007
    • Exposição Física
  • As Colecções do Museu Nacional do Azulejo, Lisboa

    • Centro Cultural FIESP - São Paulo - Brasil
    • 7/4/2008 a 20/7/2008
    • Exposição Física

Multimédia

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