Descrição: Projecto polícromo: amarelo, azul, laranja, preto, verde, vermelho, castanho e branco. Composição geométrica para painel de azulejos, em sentido horizontal, constituída por faixas de diversos tamanhos, numa alternância de cores.
Origem/Historial: Projecto para o revestimento a azulejos de uma fachada da Fábrica da Sociedade Central de Cervejas, actual Centralcer, em Vialonga. Foi executado em 1967/68. Os azulejos foram produzidos pela Cerâmica Constância, em Lisboa.
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Composição monumental em azulejos com vidrados de cores lisas, o projecto assentava na geometria proposta pelo próprio quadrado, criando bandas horizontais e verticais rectas e pelo seu entendimento enquanto unidade óptica capaz de construir passagens gradativas entre zonas de luz e sombra entre diferentes cores e tons. A partir destes mecanismos ópticos o plano da parede foi modelado virtualmente, sugerindo avanços e recuos, tensões contrastadas e geradoras de movimentos virtuais da superfície do painel. Na solução de vidrados e cores Eduardo Nery contou com a colaboração do pintor Rafael Salinas Calado, seu colega de curso na Escola de Belas Artes de Lisboa. Removido o painel em 1969 dada a incompatibilidade entre o azulejo, o suporte arquitectónico e o material de assentamento na parede, foi substituído por outro de módulos metálicos com relevos geométricos.
Incorporação: Oferta do autor ao MNAz
Centro de Fabrico: Lisboa
Bibliografia
Eduardo Nery (1956-1996). Arte Pública, catálogo de exposição. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian-Culturgest, 1997