Técnica: Modelação
Policromia a frio: pintura a têmpera ou técnica mista (óleo e ovo). Carnação.
Dimensões (cm): Alt. 52 x Larg. 53 x Prof. 2
Descrição: Escultura: escultura de vulto. Conjunto de figuras de presépio.
Grupo escultórico composto por duas figuras masculinas, sendo o primeiro jovem e o que lhe sucede idoso. Ambos ajoelham-se para a esquerda, estando o jovem orante. Traja este camisa, casaco, casacão em tons ocre, verde e vermelho. Da cintura pende um cabrito, preso pelas patas. O mais velho, com cabelo ralo, tem a mão direita junto ao peito e com a esquerda agarra um bácoro que apoia na perna esquerda. Traja camisa branca e capote escuro com gorro cónico de forro acinzentado pendente nas costas, tem cinto, calções vermelhos, meias e sapatos.
Nota iconográfica:
Os dois caçadores estariam colocados do lado direito da composição junto à jovem caponesa, já não no primeiro plano. Estariam próximos do elemento arquitectónico que emoldura a Sagrada família, existindo vestígios da sua ligação material ao mesmo.
A sua postura permite afastá-los um pouco do Menino, que observam a alguma distância, com fé, o jovem, e reverência, o velho.
Bibliografia básica: O Presépio da Madre de Deus (2003)
Origem/Historial: Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006
O presépio (no qual se integra esta peça) provém do antigo Convento da Madre de Deus (hoje MNA).
Foi colocado originalmente num espaço próprio conhecido por Sala do Presépio, contíguo à Capela de Santo António, no segundo piso do edifício do convento ou casa do antecoro.
Entre as possíveis circunstâncias em que se situou a encomenda do presépio poderá ter estado um programa de glorificação da Virgem, no qual se enquadra a recepção de dádivas vindas de Roma, em 1731, sob a forma de relíquias várias relacionadas com A Virgem, incluindo, por exemplo, uma tábua do presépio ou berço.
Entre os encomendantes prováveis são apontados D. João V e o padre José Pacheco, ou ainda D. Pedro II ou D. Catarina de Bragança.
A sua função inicial relacionava-se com a celebração da Natividade realizada em ambiente de clausura.
A função actual de objecto museológico decorreu da sua incorporação pelo Estado após o decreto de extinção das ordens religiosas que se prolongou neste caso, por se tratar de um convento feminino, até à morte da última freira, ocorrida em 1871.
Não se sabe exactamente quando terá sido desmontado, mas sabe-se que quando foi incorporado no acervo do MNAA (ou Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia até 1884) já estaria desmontado.
A primeira exposição museológica de algumas das suas peças isoladas do conjunto ocorreu em 1882 na Exposição de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola (foi o caso desta peça).
Existiu um projecto de montagem do presépio na sua casa original nos anos 80 ( onde entretanto se instalou o MNA) , motivando o regresso do conjunto escultórico ao MNA, em regime de depósito, mas este projecto não teve continuidade por falta de bases para uma correcta montagem das peças dispersas.
Prevê-se uma remontagem do presépio em 2004 no local original da Sala do Presépio pela arquitecta Andreia Galvão.
Incorporação: Por despacho de 31/7/2009, do director do Instituto dos Museus e da Conservação, foi autorizada a transferência a título definitivo do MNAA para o MNAz.
Estava em depósito no MNAz desde 1985.
Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
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Exposições
Exposição retrospectiva de arte ornamental portugueza e hespanhola