Virgem Maria
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Museu: Museu Nacional do Azulejo
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Nº de Inventário: MNAz 141 Esc
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Escultura
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Autor:
Ferreira, António e Dionísio (atribuído) (Escultor de barro)
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Datação: 1700/1730
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Suporte: Barro cozido (terracota)
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Técnica: Modelação
Policromia a frio: pintura a têmpera ou técnica mista (óleo e ovo). Carnação.
A peça é estofada a ouro aplicado a mordente.
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Dimensões (cm): Alt. 45 x Larg. 29 x Prof. 2
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Descrição: Escultura: escultura de vulto. Figura de presépio.
Figura feminina jovem ajoelhada, com as mãos unidas junto ao peito em adoração. A cabeça inclina-se para baixo, para a esquerda. Tem longos cabelos castanhos e ondulados, um véu azul acinzentado sobre a cabeça e traja camisa, túnica, lenço junto ao colo, mantéu e manto sobre os ombros; as suas vestes apresentam três cores: o vermelho, o verde e o azul.
Notas iconográficas:
A posição de Maria, em adoração, segue um modelo que deveria ser próximo da sua representação colocada no altar da Madre de Deus. Esta postura afasta-A do Menino, abrindo em segundo plano, um espaço onde são perceptíveis os anjos músicos.
A Sagrada família em que se insere está rodeada de adoradores e cortejos e embora tenha uma posição central no presépio não é dominante na atenção do observador.
Bibliografia básica: O Presépio da Madre de Deus (2003)
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Origem/Historial: Forma de Protecção: classificação;
Nível de Classificação: interesse nacional;
Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devem recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei nº 107/2001, de 8 de Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas;
Legislação aplicável: Lei nº 107/2001, de 8 de Setembro;
Acto Legislativo: Decreto; Nº 19/2006;18/07/2006
O presépio (no qual se integra esta peça) provém do antigo Convento da Madre de Deus (hoje MNA).
Foi colocado originalmente num espaço próprio conhecido por Sala do Presépio, contíguo à Capela de Santo António, no segundo piso do edifício do convento ou casa do antecoro.
Entre as possíveis circunstâncias em que se situou a encomenda do presépio poderá ter estado um programa de glorificação da Virgem, no qual se enquadra a recepção de dádivas vindas de Roma, em 1731, sob a forma de relíquias várias relacionadas com A Virgem, incluindo, por exemplo, uma tábua do presépio ou berço.
Entre os encomendantes prováveis são apontados D. João V e o padre José Pacheco, ou ainda D. Pedro II ou D. Catarina de Bragança.
A sua função inicial relacionava-se com a celebração da Natividade realizada em ambiente de clausura.
A função actual de objecto museológico decorreu da sua incorporação pelo Estado após o decreto de extinção das ordens religiosas que se prolongou neste caso, por se tratar de um convento feminino, até à morte da última freira, ocorrida em 1871.
Não se sabe exactamente quando terá sido desmontado, mas sabe-se que quando foi incorporado no acervo do MNAA (ou Museu Nacional de Belas Artes e Arqueologia até 1884) já estaria desmontado.
A primeira exposição museológica de algumas das suas peças isoladas do conjunto ocorreu em 1882 na Exposição de Arte Ornamental Portuguesa e Hespanhola (não foi o caso desta peça).
Existiu um projecto de montagem do presépio na sua casa original nos anos 80 ( onde entretanto se instalou o MNA) , motivando o regresso do conjunto escultórico ao MNA, em regime de depósito, mas este projecto não teve continuidade por falta de bases para uma correcta montagem das peças dispersas.
Prevê-se uma remontagem do presépio em 2004 no local original da Sala do Presépio pela arquitecta Andreia Galvão.
Esta peça, tal como o restante conjunto da Sagrada Família, não estava atribuída ao Presépio da Madre de Deus até às recentes investigações levadas a cabo por Alexandre Pais, por outro lado, a sua integração no MNAA datou apenas de 1913, sendo então atribuída ao convento do Sacramento (ver observações).
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 358 a 360; Denominação: Sagrada Família; Localização: MNA
Nº de inventário: 286 a 288; Denominação: Sagrada Família; Localização: MNA
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Incorporação: Por despacho de 31/7/2009 do Director do Instituto dos Museus e da Conservação, foi autorizada a transferência a título definitivo do MNAA para o MNAz.
estava em depósito no MNAz desde 2003.
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Centro de Fabrico: Lisboa, Portugal
Bibliografia
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- BERLINER, Rudolph - Denkmaler der Krippenkunst. Augsburg: s.n., 1926
- CASTRO, Machado de - Diccionario Arrazoado, ou filosófico d'alguns termos technicos, pertencentes á Bella Arte da Escultura, e seus utensilios. Lisboa: depositário Livraria Coelho, 1937
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- CONCEIÇÃO, Frei Cláudio da - Gabinete Histórico, vol. IX. Lisboa: Imprensa Régia, 1823
- COSTA, Luís Xavier - Duas Palestras sobre artes portuguesas no século XVIII: "Algumas palavras sobre o escultor Machado de Castro e os seus cooperantes" e "Barristas portugueses anteriores ao século XIX". Lisboa: Oficina Gráfica Limitada, 1939
- Documentação do Convento da Madre de Deus, documentos avulsos, Biblioteca do Museu Nacional de Arte Antiga
- MACEDO, Diogo de - A escultura Portuguesa nos séculos XVII e XVIII in Separata da Revista Ocidente. Lisboa: s.n., 1945
- MACEDO, Diogo de - Em redor dos Presépios portugueses. Lisboa: Sociedade Industrial de Tipografia, 1940
- MACEDO, Diogo de - Presépios Portugueses. S.l.: Artis, s.d.
- MACHADO, Cyrillo Volkmar - Colecção de memórias relativas às vidas dos pintores e escultores, Architectos, e gravadores portuguezes, E dos estrangeiros, que estiverão em Portugal, recolhidas e ordenadas. Lisboa: Imprensa de Victorino Rodrigues da Silva, 1823
- Memórias do que ouve na Madre de Deus, iniciado em 1639, Biblioteca Nacional de Lisboa, F. 2368
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- ROBECK, Nesta de - The Christmas crib. London: Burn Oates & Washbourne, 1938
- SOLEDADE, Frei Fernando da - Historia Serafica Chronologica da Ordem de S. Francisco na Provincia de Portugal, Tomo IV, Refere os seus Progressos em Tempos de Sessenta & oyto annos: do de mil & quinhentos & hum até o de mil & quinhentos & sessenta & oyto. Lisboa: Officina de Manoel & Joseph Lopes Ferreyra, 1709
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