Descrição: Espaldar de moldura oval, inclinado e vazado, apresentando, ao centro, tabela recortada, vazada e entalhada, do tipo designado "molho de trigo", formada por cinco finas peças dispostas verticalmente, a central de linhas rectas e as laterais divergentes na parte superior e ligadas entre si, ao centro, por elemento em forma de losango. Apoios do espaldar lisos, de secção rectangular, ondulados, com braços recuados, inserindo-se lateralmente no aro do espaldar, descrevendo um acentuado encurvamento central. Apoios recuados e encurvados em consola invertida, estreitando em direcção aos braços. Assento de forma trapezoidal, estofado e coberto de veludo, que reveste quase completamente o aro, com frente ondulada e ilhargas encurvadas, subindo nas pernas frontais, e deixando a descoberto, na lateral e na frente, um motivo desenhando meio leque. Assenta em pernas rectas de secção rectangular estreitando em direcção à base, as frontais com frente e lado exterior canelados e as posteriores recuadoas.
Espaldar percorrido por moldurado duplo periférico, que se estende pelos braços, enrolando nas extremidades e prolongando-se pelos seus apoios. As tiras verticais da tabela são estriadas na parte inferio e caneladas na parte superior, bifurcando-se e enrolando mas extremidades, sendo, a central, decorada por folhas de loureiro estilizadas. O elemento em foma de losango, que une as tiras verticais na metade superior, é formado por capitel decorado por cálice floral, encimado por um arco "Tudor" moldurado, percorrido, ao centro, por perlado e rematado por motivo em forma de bolota. Por baixo desta composição arquitectónica dispõe-se um feixe divergente, estriado e de extremidades enroladas. A tabela e delimitada, superior e inferiormente, por peça semi-circular, percorrida por perlados.
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "189 (ex 481)-seis fauteils de mogno, ingleses, idênticos aos lotes 64 e 185. Comprados a Campos (da Praça de Camões) em 23/3/950 por 12500$00. Estofar em bruto 500$00. Transporte 20$00. Em 22/3/52 arranjo dos coxins custou 180$00. Parte do reposteiro azul, para forrar, 100$00."
Em 1965/67, as Finanças atribuíram ao lote das seis cadeiras o valor de 30000$00 ( trinta mil escudos).
Segundo Maria Helena Mendes Pinto, forrados anteriormente de damasco vermelho e, primitivamente, com outro material, apresentando sinais de pregaria na cintura
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
Bibliografia
GUIMARÃES, Alfredo - Mobiliário do Paço Ducal de Vila Viçosa. Lisboa: Livraria Sá da Costa, 1949