Vitrina

  • Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
  • Nº de Inventário: CMAG 787
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: Século 18
  • Técnica: Acharoada a vermelho e ouro
  • Dimensões (cm): Alt. 171 x Larg. 107,5 x Prof. 35
  • Descrição: Vitrina de dois corpos sendo o superior de forma paralelepipédica ao alto, com cimalha percorrida por moldura, apresentando, na frente, duas meias-portas. Estas possuem vidros encaixilhados por moldura dupla, desenhando dois losangos, de vértices unidos por segmento recto, que os fixam ao caixilho da porta. O fundo do interior da peça e as três prateleiras são revestidos de veludo azul. Base com caixa de forma paralelepipédica ao baixo, percorrida superior e inferiormente por friso moldurado e frente ocupada por duas gavetas, de frente lisa. Frente e ilhargas percorridas por moldura subida, criando um encaixe para apoio do corpo superior. Pernas lisas, de secção quadrangular e linhas direitas, apresentando, nos ângulos, um elemento recortado e vazado, descrevendo pequeno arco. Exteriormente a peça é decorada com pintura acharoada a vermelho escuro e decorada por motivos dourados, alguns relevados, contornados e sublinhados a negro. Na cimalha apresenta um filete periférico, enquadrando três pequenas composições diferentes, com rochedos estilizados, pavilhões, motivos vegetalistas, plantas e hastes floridas. Caixilhos e portas sublinhados por filete dourado, dispondo-se nestas, junto aos cantos, uma faixa de padrão geométrico com quadrifólios. Este último desenho repete-se nos cantos da caixa da base, dispondo-se, na frente de cada uma das gavetas, duas diferentes composições com rochedos, pavilhões e motivos vegetalistas, separadas pelos espelhos dos puxadores. Estes desenham um escudo plano e recortado, desenvolvendo-se no sentido da largura e descrevendo pequenas orelhas. São decorados com motivos gravados de pequenos círculos duplos, pontas de folhagem ladeando uma forma ovalada (contendo um cesto com flores) e argolas recortadas. Espelhos de fechadura das postas recortados e vazados.
  • Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "323 - Vitrine inglesa, lacada de vermelho e oiro, com paisagens de laca relevada. Estilo Chippendale: Consta de um corpo superior com 4 prateleiras e 2 portas (estas têm a divisão dos vidros em forma losângica), Este corpo assenta sobre outro, com 2 gavetas a par, e 4 pés lisos com secção quadrada. Alt. 1,71 m,;larg. 1,075 m.; e profundidade 35 cm. Conserva a ferragem primitiva. Compr. em 2/4/963, por 18.000$00 a Cayres, que trouxe a peça da Madeira, onde ela foi comprada a Miss Malcolm, descendente directa de Duque de Wellington, a qual ali foi passar os últimos 5 anos da sua vida, findos há pouco. Esta peça estava guarnecida com uma preciosissima colecção de jades, que agora vai ser vendida no Sotheby. Veludo pº forrar 100$. Trabalho 120$00". Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 30.000$00 ( trinta mil escudos)
  • Incorporação: Por testamento de 31/07/1964

Bibliografia

  • MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984

Multimédia

  • 1819.jpg

    Imagem