Cadeira de braços
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 793
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1760/1790
-
-
Técnica: Talha
-
Dimensões (cm): Alt. 97,5 x Larg. 62 x Prof. 47,5
-
Descrição: Cadeira com espaldar de formato trapezoidal, de lados moldurados, afastando-se e adelgaçando em direcção aos cantos arredondados e cachaço ondulado. Tabela central recortada, vazada e entalhada - percorrida exteriormente por friso moldurado, desenhando volutas em "C" e "S" -preenchida por fitas dispostas verticalmente, formando um arco gótico ao centro, no meio do qual se inscreve fita em forma de "V". A tabela remata por dois outros sobrepostos. Os braços desenham curva e contracurva, com acentuado estrangulamento a meio do seu percurso, boleando-se e abrindo suavemente junto às extremidades e apoios recuados e encurvados, alargando junto à inserção lateral no aro do assento. Este apresenta formato trapezoidal, aro de linhas direitas, coxim móvel, estofado e revestido de napa e moldurado na parte superior. Pernas de secção quadrangular, as dianteiras de linhas direitas, percorridas por finas caneluras nas faces exteriores, e as traseiras, ligeiramente recuadas, formam uma peça inteiriça com os lados do espaldar. Trempe em forma de "H" descentrado, constituída por travessas de secção quadrangular, de cantos cortados, exceptuando a zona de intercepção da bilharda. Travessa traseira colocada a maior altura.
O espaldar é decorado nos cantos e na elevação do cachaço por finos apontamentos entalhados de folhagem estilizada, que se repetem nos vazamentos superiores da tabela, na base da qual se dispõe um pequeno florão. Uma das caneluras dos lados do espaldar e as faces exteriores das pernas são preenchidas por rudenturas de sucessão de traços de secção côncava e convexa.
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "Cadeira de mogno, inglesa, Chippendale, com braços. Costa com grade, muito trabalhada, frente recta e pernas direitas. Altura 97,5 cm. Assento estofado. Compr. por troca integral, a Cayres, em 20/6/57, por 3.000$." Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 8.000$00 (oito mil escudos)
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- ARAGÃO, António - O Museu da Quinta das Cruzes. Lisboa: Junta Geral Dis. Aut. Funchal, 1970
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984