Cadeira de braços

  • Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
  • Nº de Inventário: CMAG 675
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Mobiliário
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1760/1785
  • Técnica: Talha
  • Dimensões (cm): Alt. 103 x Larg. 72 x Prof. 55
  • Descrição: Espaldar do tipo designado por "violoné", com lados e recorte inferior reentrantes e cantos arredondados. Cachaço alteado com acentuado recorte superior. O espaldar molurado e vazado apresenta larga tabela recortada a vazada. Os braços encurvados, abrindo para o exterior junto das extremidades, apresentam, no apoio dos cotovelos, um extenso escavado. Apoios recuados, inserindo-se lateralmente no aro do assento, desenvolvendo acentuado encurvamento e inserindo-se nas extremidades dos braços, com o quais aparentam formar uma linha contínua. Assento de forma trapezoidal, estofado e forrado de veludo vermelho, aro com frente ondulada, descrevendo pequeno saial recortado e cantos arredondados com pequenas elevações no prolongamento das pernas. Ilhargas igualmente onduladas. Pernas galbadas, adelgaçando em direcção aos pés enrolados nas extremidades, calçados por pequenos socos, e pernas traseiras definindo-se no prolongamento dos apoios curvos do espaldar. Os elementos estruturais da peça são percorridos por friso moldurado, mais salientado nos ângulos das pernas. Na decoração entalhada da peça observam-e ainda nos cantos superiores do espaldar extremidades de folhas e acanto que, no recorte superior do cachaço, se reduzem a pequenos apontamentos. Por cima da inserção da tabela dispõe-se um motivo assimétrico, com concheado e flor, percorrido por volutas de recorte assimérico. A tabela é percorrida por friso de volutas em "C" e "S" alongado, e por pequenos motivos de folhagem. Ao centro apresenta um oito entrelaçado com um losango desenhado por finos entalhamentos. As extremidade salientes deste último são rematadas, superiormente, por concheado e, inferiormente, por pequena flor com folhagem. Motivos de folhagem estilizada observam-se nas extremidades dos braços, na base dos seus apoios, nas largas do aro, nos cantos dos joelhos e nos pés, aqui muito encrespados. Na aba dispõe-se uma composição com motivo concheado, ladeado po folhagem e volutas.
  • Origem/Historial: Ficha do D. Anastácio Gonçalves: "196 (ex 489) - Fauteil largo de nogueira (?), estilo D. João V, rico, com abundante decoração. Assento forrado de veludo vermelho, com estofo. É o conhecido fauteil de Carlos Malheiro Dias. Compr. a Gamito (casa de penhores Sta. Marta) em 20/1/951, por 4.500$, sendo 2/3 por trocas. Tem um pé defeituosamente grudado". Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 10000$00 (dez mil escudos).
  • Incorporação: Por testamento de 31/07/1964

Bibliografia

  • BRITO, Nogueira de - O Nosso Mobilário. Porto: Lello & Irmão, s/d
  • CANTI, Tilde - O Móvel no Brasil. Origens, Evolução e Características. Rio de Janeiro: Cândido Guinle dePaula Machado, 1985
  • CHAVES, Luís - "O Mobiliário" in Barreira, João (dir.), As Artes Decorativas. Lisboa: Ed. Excelsior, 1951
  • FREIRE, Fernanda Castro - 50 dos Melhores Móveis Portugueses. Lisboa: Chaves Ferreira, S.A., 1995
  • MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984
  • PINTO, Augusto Cardoso - Cadeiras Portuguesas. Lisboa: Ed. do Autor, 1952
  • PINTO, Maria Helena Mendes - "Móveis" in Artes Decorativas no Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: S.E.C./M.N.A.A., 1979
  • PINTO, Maria Helena Mendes - Os Móveis e o seu Tempo. Lisboa: I.P.P.C./M.N.A.A., 1985-1987
  • QUILHÓ, Irene - "Mobiliário" in Santos, Reynaldo dos, Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito, vol. III. Lisboa: Ed. Notícias, 1970
  • SMITH, Robert C. - "Furniture" in The Art of Portugal 1500-1800. London: 1968

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