Mesa de Leitura
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 767
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (Ebanista)
-
Datação: 1760/1790
-
-
Técnica: Marchetado
-
Dimensões (cm): Alt. 69 x Larg. 71,5 x Prof. 46
-
Descrição: Tampo saliente, de forma rectangular, descrevendo suave ondulação na frente, percorrido nos ângulos frontais, nas ilhargas e no tardoz por tira de madeira lisa, aposta, formando cantos arredondados e salientando-se, ligeiramente, do tampo liso. Aro estreito, com uma gaveta em cada ilharga, ocupando quase toda a sua largura. Cantos descrevendo acentuado recorte côncavo, desenvolvendo, seguidamente, pernas galbadas, estreitando em direcção ao pé, com aplicação de bronze dourado. Pernas de secção triangular com recorte lateral que se polonga pelo aro. Neste a linha curva é interrompida, ao centro, na frente e nas ilhargas, para formar, nestas um pequeno saial.
Ângulos frontais boleados e ângulos traseiros cortados. O tampo do móvel apresenta outro pequeno tampo amomível, encastrado na parte mediana, de formato quadrangular, revestido de couro, enquadrado por faixa marchetada. O tampo mais pequeno proporciona um alçado para leitura, cujos suportes traseiros se apoiam em duas réguas denticuladas paralelas, colocadas transversalmente e presas ao tampo fixo.
A peça, decorada por marchetaria de motivos geométricos, desenhados por pau-violenta, apresenta nas faixas laterais, deixadas livres pelo tampo amomível, motivos em losango, enquadrados por banda periférica, seguida de tira, com os veios colocados transversalmente. Frente e ilhargas com idêntica composição e, nas pernas, desenho em espinhado.
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "32-32 (ex-53)-Escrevaninha, estilo Luiz XV, em "marqueterie" com decoração de brozes. Adquirida em 21/9/933, por intermédio de Laura Costa, a uma Senhora Vasconcelos, da R. D. Maria Pia, pela quanti de Esc. 250$00. Mais tarde (1942 ? anotado por cima) o Snr. Ostins ofereceu-me por ela um milhão de francos (cem contos). Em Outº 963 é vendido no Sotheby um movel da colecção Fribourg, muito parecido com este por..."
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 25000$00 (vinte e cinco mil escudos).Na ficha de Maria Helena Mendes Pinto, a Srª Vasconcelos é identificada como Vasconcelos Alves
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr. Anastácio Çonçalves. Lisboa: S.E.C./I.P.P.C., 1980
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984