Arca
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 757
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18/19
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 68 x Larg. 46 x Prof. 69
-
Descrição: Arca com tampo de forma rectangular, com rebordo - sobrepondo-se à estrutura da caixa, da ângulos emalhetados - ambos de superfície lisa. Base percorrido por moldura aposta. Na tampa colocam-se, junto ao tardoz, quatro grandes tachas circulares equidistantes e, na frente, outras duas marcam o ferrolho. No rebordo frontal da tampa dispõem-se tachas de menores dimensões, repetindo-se, na frente da caixa - agrupando-se em "T" por baixo do espelho de fechadura - e nos cantos.
Nestes intervalam, com cintas metálicas de extremidades lanceoladas, que reforçam igualmente os ângulos da tampa. Completam o reforço, da estrutura inferior da caixa, estreitas cintas rectangulares, colocadas verticalmente na frente, nas ilhargas e no tardoz. Espelho de fechadura, de formato cordiforme achatado, com extremidade inferior flordelisada. Ferrolho com base de orelhas laterais, haste em forma de "T", limada, enrolando na extremidade. Pegas laterais simples, de forma elíptica, e espelhos de idêntica forma, mas mais estreitos.
-
-
Origem/Historial: Ficha do D. Anastácio Gonçalves: "138 (ex-406) - Arca antiga com ferragem. Veio de Maria em 28(8/944. Transp. 20$00." Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 30.00$00 (três mil escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- FELGUEIRAS, José Jordão - "Arcas Indo-Portuguesas de Cochim" in Oceanos, nº. 19/20: C.N.C.D.P., Set./Dezembro, 1994
- FERRÃO, Bernardo - Mobiliário Português. Porto: Lello & Irmão, 1990