Meia-cómoda
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 710
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1760/1780
-
-
Técnica: Talha
-
Dimensões (cm): Alt. 85 x Larg. 106 x Prof. 56
-
Descrição: Tampo de forma rectangular, molurado e saliente, arredondado nos cantos dianteiros, e acompanhando a ondulação do aro. Este apresenta, na frente, duas gavetas lisas que se sobrepõem a um gavetão, ambos orlados por moldura simples.
Ângulos dianteiros semi-circulares, assumindo, no troço ao nível do saial, secção rectangular, que se prolonga seguidamente para formar pernas com galbo pouco desenvolvido e liso, terminando em pés de cachimbo.
Recorte interior, do aro moldurado, em voluta, desenhando curvas contracurvas e descrevendo saial pouco desenvolvido, apresentando decoração de fina talha, com motivo concheado, estilizado e encimado por motivo vegetalista. De um e outro lado deste motivo central dispõem-se finas hastas floridas.
No pequeno saial das ilhargas repete-se o motivo central do saial da frente.
Ferragens recortadas e vazadas, decoradas por concheados, volutas, flores e grinaldas, mas com puxadores unicamente presentes nos espelhos do gavetão.
-
-
Origem/Historial: Ficha do D. Anastácio Gonçalves: "106 (ex-270)-Meia cómoda de pau-santo, D. João V; uma gaveta grande e 2 pequenas e pés de cachimb. Saia de 3 lados com boa talha. Compr. em 8/11/42 a Dr. Barj. no Porto, por 2.500$. Transp. 130$. Viagem 50$. Restauro 50$. Novo transp. 15$."
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-llhe o valor de 40000$00 (quarenta mil escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984