Banco
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 652
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
-
-
Técnica: Pinho faixeado a pau-santo, fixo por cavilhas de pau-santo, vinhático (losangos) e mogno (?) (motivo de seis pétalas); torneado e tremidos (moldura aposta)
-
Dimensões (cm): Comp. 172 x Alt. 43 x Prof. 30
-
Descrição: Banco com assento de forma rectangular, de linhas direitas e estreito. Apoia-se em seis pernas torneadas - as duas centrais colocadas a meio do seu comprimento - que se inserem, paralelamente, numa travessa perpendicular ao assento. As pernas apresentam, em cima, disco e bolacha com anéis alternando com disco, seguidos por troço de sucessão de quatro bolachas e por dois discos, entre os quais se inserem as travessas do travejamento, terminando...
Ver mais em pés em forma de bola achatada. As pernas ligam-se por travessas finas, lineares, de forma rectangular, cruzando-se em "x" entre cada par.
A superfície lisa do assento é decorada por larga banda periférica, faixeada, colocada a meia-esquadria, e por três outras bandas perpendiculares de idêntica largura e de extremidades pontiagudas, criando quatro campos iguais a que correspondem outros tantos lugares. Cada um destes é preenchido por losango, formado por tira igualmente faixeada, no meio do qual se inscreve motivo floral de seis pétalas, simplesmente recortado. O assento é guarnecido lateralmente, em todo o seu perímetro, por moldura de "tremidos", que se dispõe em dois níveis, de um e de outro lado de um friso central saliente e levemente ondulado.
Fechar
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "159 (ex- Banco de pau-santo, com 6 pés torneados. Comprado em 17/5/946 a Dr. Barj. por 1.400$00. (Em parte troca com M. 7)". Em 1965/67, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984