Descrição: Tampo de formato rectangular, saliente e recortado, acompanhando a movimentação da caixa, de cantos dianteiros arredondados. Frente e ilhargas onduladas, nos planos vertical e horizontal. Na frente apresenta dois gavetões de altura decrescente em direcção à base e largo avental, profusamente recortado, descrevendo curvas e contracurvas, percorridas por friso moldurado, que se prolonga pelas pernas. Avental das ilhargas semelhante mas mais simplificado.
Pernas curvas em "S", percorridas por friso cantonal relevado, com galbo pronunciado, salientando-se, logo após a meia altura da caixa, invertendo e afilando de seguida, para formar o pé em sapata, assente em pequenos socos. Gavetões com moldurado periférico, percorridos na frente por filete embutido. O avental da frente, com pendente entalhado, apresenta, ao centro, filetes embutidos de madeira mais clara, desenhando largo motivo polilobado, com volutas e enrolamentos semelhando laçadas.
Ferragens, com espelhos de formato oval, orlados de perlados, tendo ao centro uma urna. Puxadores de idêntico formato, decorados por encordoado.
Origem/Historial: Adquirida, em 7/02/1958, a Hortega. Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).