Secretária
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 806
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 18
-
-
-
Dimensões (cm): Alt. 79 x Larg. 139 x Prof. 75,5
-
Descrição: Secretária com tampo rectangular, moldurado nos lados e na frente, com cantos dianteiros arredondados, e caixa formada por duas ordens de duas gavetas, a primeira acompanhando toda a largura do móvel, a segunda disposta de um lado e do outro de um espaço central, cujos cantos superiores se ornam de peças recortadas em esquadro. Possui cantoneiras de perfil semicircular nos ângulos dianteiros e assenta sobre quatro pernas galbadas que terminam em pés de cachimbo.
As frentes das gavetas são percorridas por moldurado periférico simples e as pernas são percorridas por moldura de volutas (filete e um quarto de círculo).
Nas gavetas, observam-se fechaduras interiores e entradas de fechadura apenas com o forro de metal pelo recorte interno e puxadores de argola com botões de apoio ou fixação; aquelas, de secção circular, apresentam um estrangulamento central rematando em folhagem nas extremidades levemente recortadas em "pescoço de cisne", e os seus apoios são de forma oval, vazados, em forma de pátera. Possui orifícios que não parecem corresponder à presença de ferragens, a menos que as frentes das gavetas da ordem inferior resultem do aproveitamento de outras.
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves:"30-24 (ex-50)-Secretária de madeira exótica, estilo D. João V, com pernas não antigas. Adquirida conjuntamente. Atribui-se-lhe o custo de 900$00. Transporte Esc.50$00. Restauro e polimento 60$00"
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 7500$00 (sete mil e quinhentos escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-