Toucador
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 792
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1701/1735
-
-
Técnica: Acharoado; vidro biselado
-
Dimensões (cm): Alt. 83,5 x Larg. 43 x Prof. 27
-
Descrição: Espelho biselado de formato rectangular e remate de recorte lobulado. O caixilho, boleado e estreito, articula-se, através de um pino metálico, aos dois montantes torneados, permitindo um movimento de balanço.
As pequenas colunas apoiam-se num estrutura de forma prismática, com gaveta frontal, lados direitos e tampo de rebater inclinado. Na pequena fábrica corre, interiormente, uma ordem de três gavetas, as laterais com frente em semicírculo, e a central de menor altura, mas de maior largura, com frente de ondulação acentuada. Por cima das gavetas laterais dispõe-se uma gaveta recuada e, ao centro, três escaninhos encimados por arco de volta perfeita, separados por entrepanos verticais. Na frente da estrutura apresenta uma gaveta com frente descrevendo movimento curvo descendente, subdividida, interiormente, em treze pequenos compartimentos de diferentes dimensões, contendo quatro pequenas caixas.
Esteriormente a peça é decorada por pintura acharoada de vermelho, apresentando, no topo da base, duas figuras, um delas sentada, entre rochedos e pequenos apontamentos de vegetação; na tampa, uma faixa periférica dourada delimita um painel com paisagem, pagodes, rochedos, arbustos e gansos e, na gaveta frontal, arbustos e ave em pleno voo. Nas ilhargas observa-se um arbusto com o dourado muito sumido, dentro de um painel traçado a negro.
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "309-Toucador com boa laca vermelha, em parte relevada. Espelho antigo, biselado, com movimento de balanço. Abre em escrevaninha, com 4 gavetas dentro. Em baixo outra gaveta maior, com divisões interiores e contendo 4 caixas lacada. Mede alt. 84, larg. 43, e fundo 27 cm. Compr. (em parte troca) a Ant. Costa em 10/5/61 por 12.000$00"
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 15000$00 (quinze mil escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984