Vitrina
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 779
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: Século 19
-
-
Técnica: Folheado
-
Dimensões (cm): Alt. 142 x Larg. 670 x Prof. 320
-
Descrição: Vitrina de forma de forma rectangular ao alto, com tampo de mármore, ladeado por gradinha de metal perfurado, interrompida frontalmente. Apresenta, na frente, porta envidraçada e cantos em aresta viva, percorridos por três caneluras, preenchidas por metal amarelo. Ilhargas envidraçadas. Base saliente de linhas rectas, assentando em pés em forma de pião alto, revestidos, prateleiras e quatro vãos, forrados de veludo vermelho. Decoração de filetes metálicos embutidos, desenhando rectângulo no friso da frente e no dos lados da cimalha. Base e interior dos caixilhos percorridos por friso de latão.
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "227-Vitrine Luiz XVI (último período), com 3 prateleiras. Dimensões 142x67x32 cm. Compr. em 1/8/54 no leilão de Soares $ Mendonça, no Monte Estoril, R. Nice, Chalet Bela Vista, residência do Eng. A. J. Hanke, por intermédio de Alex. Fernandes, pela quantia de 5.350$ mais 10$, mais 500$ pª o intermediário. Chegou 5 dias depois com um pé quebrado etc. Restauro por conta do vendedor. Em 8/10/954 Campos diz-me que foi quem pôs a vitrine no leilão e que a tinha comprado em Paris. A este propósito conta uma história de conflito sério com o vendedor, que se negava a entregar-lha." Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
-
Bibliografia
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984