Descrição: Forma paralelepipédica ao alto, de dois corpos com duas portas, separados por larga moldura saliente e entalhada, com gavetão inferior, assentando em pés frontais bolbosos em forma de pião. O corpo superior, mas baixo, apresenta-se recuado (frontal e lateralmente), ao nível das duas portas enquadradas por faixa entalhada. Apresenta, na frente, três colunas de base torneada, com disco e anel, assente em, pequeno suporte rectangular. Fuste com duas secções entre anel de ébano, a inferior com finos segmentos verticais de ébano apostos e a superior com caneluras de sulcos profundos. Capitel jónico suportando friso entalhado e cimalha saliente com pequena faixa entalhada e largas molduras lisas. Ilhargas apaineladas que repetem a forma do friso e da cimalha. No corpo inferior as duas portas apresentam dois painéis almofadados sobrepostos, separados por faixa lisa, pintada de negro, imitando ébano, repetindo as três colunas do corpo superior, mas aqui adossadas, assentando em base saliente. Esta é suportada por fortes mísulas entalhadas que se salientam na frente do gavetão, simulando duas gavetas molduradas, de frente entalhada, repetindo, na base, os moldurados lisos da cimalha.
A peça é decorada por composições entalhadas que se distribuem pela frente e pelas ilhargas. Assim, o friso da cimalha é preenchido por composição de volutas, folhagem de acanto e aves - distribuídas, de um e outro lado, de um motivo em forma de açafate, taça (?), com bojo gomado - demilitada por moldurado duplo. O campo é prenchido por finas incisões que contornam os motivos entalhados. Sobrepõe-se a esta composição um friso de volutas florais estilizadas e pequenas aplicações de ébano embutidos, que se repete na faixa superior e inferior, que delimita as portas do corpo superior. Na frente das gavetas apresenta almofada muito saliente, enquadrada por pequenos círculos de ébano. Este arranjo compositivo repete-se nas amofadas das portas do corpo inferior. Na face das duas gavetas simuladas do gavetão inferior apresenta - entre as três mísulas em formas de cabeça, e patas de leão - decoração compósita, com pequeno rectângulo de ébano embutido, ladeado por pequeno florão com botão de ébano e por enrolamento de volutas.
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "212-Armario flamengo do Sec. XVII. Traz colado a uma das portas um papel impresso com os seguintes dizeres: A Flemish oak cupboard, with panelled doors in the upper and lower parts, the sections united by flutted column suppports, the stiles similarly decorated with columns in relief, the panels and borders carved with marks and scrolling foliage -64 in. wide-17th. century" - Altura 2,15cm. Veiu de Inglaterra, trazido por Dr. Duff. Custo 35.000$00, por compra (em grande parte troca) a Campos, em 3/3/953. Gorgeta 20".
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 35000.00 (trinta e cinco mil escudos).
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
Exposições
Na sombra das colecções. Proveniências Europeias nas Reservas da Casa - Museu