Descrição: De dois corpos, o superior constituído por um alçado recuado, de formato paralelepipédico ao alto, com cimalha moldurada e saliente, descrevendo, na frente, um duplo arco de círculo e nas lhargas um único arco. Cimalha rematada por pináculos torneados com pequena bola dourada. Apresenta, na frente, duas meias portas almofadadas, cuja parte supeior recortada acompanha a curvatura do remate da cimalha. Interior muito compartimentado, correndo na... Ver mais base, uma ordem de três gavetas (simulando, a central, três gavetas de frente côncava, e as laterais duas gavetas), a que se sobrepõe uma fiada de sete escaninhos com pala em semi-círculo. Esta é encimada por um nicho central, a que se sobrepõem duas gavetas, ladeado por por quatro compartimentos ao alto e, nas extremidades, uma ordem de cinco gavetas. O remate desta estrutura repete a ordem dos sete escaninhos. Este corpo encaixa numa papeleira de moldura subida, com frente e ilhargas direitas e tampo de rebater inclinado, com reboldo realçado por moldurado simples e base percorrida por moldura saliente, assentando em pés torneados em pião.
Na frente apresenta gavetão fingido, ladeado por dois estiradores, encimando uma ordem de duas gavetas, que se sobrepõe a dois gavetões, sendo o inferior de maior altura.
A escrevaninha, com fábrica simplificada, apresenta, nas extremidades, uma gaveta encimada por dois escaninhos, com entrepanos verticais recortados, entre os quais se dispõe inferiormente, uma fiada de três gavetas (a central de maior largura) colocadas num plano mais recuado e encimadas por uma ordem de cinco escaninhos, com palas desenhando um arco de círculo. Fundo em corrediça abrindo para um alçapão.
A peça é decorada com pintura acharoada de verde-escuro, decorada com motivos dourados, muitos deles relevados. Assim, exteriormente, observam-se: na cimalha enrolamentos vegetalistas, nas portas duas composiçioes muito idênticas, onde se eleva uma haste com pequenas folhagens, no meio de rochedos, personagens e animais e, no tampo e nas portas, cenas com figuras, animais, insectos e construções. Nas ilhargas do alçado dois grandes escudetes pintados a dourado com marcação de entrada de fechadura e respectivas gualdras. Interiormente, fundo pintado de verde, de tonalidades mais claras, com motivos dourados e lisos, repetindo, nas portas, a haste do exterior e uma figura de corpo inteiro. Nas frentes das pequenas gavetas e da porta do nicho central dispõem-se pequenas composições algo semelhantes com arbustos e vegetação. A frente das gavetas da fábrica são decoradas com composições semelhantes, mas com figuras, árvores, construções e rochedos.
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "133 (ex-387)-Papeleira de carvalho, com alçado, toda lacada de verde escuro. Semelhante ao lote 78. Comprada em 25/10/943 a Antiquarium, Lda, por 12.000$00
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de escudos).