Leito
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 744
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Mobiliário
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1775/1825
-
-
Técnica: Embutido
-
Dimensões (cm): Comp. 192 x Alt. 182 x Larg. 121
-
Descrição: Cabeceira alta, de forma rectangular, lisa, descrevendo, junto à extremidade das prumadas, encurvamento lateral reentrante, retomando as linhas rectas, terminando em cimalha recta e ligeiramente saliente.
As prumadas, na parte superior, apresentam secção quadrangular, apresentando em seguida ângulos cortados, assumindo novamente secção quadrangular (junto à inserção dos ilhargueiros, para formar as pernas), afunilando ligeiramente em direcção à base e terminando em pés de forma paralelepipédica. Prumadas da cabeceira encimadas por pináculos, torneados em forma de urna rematada por glande, e as anteriores por elementos esféricos. Quadras e ilhargueiros rectos e lisos, com parafusos de olhal, na união com as pernas. A cabeceira é decorada por faixa estreita (paralela à cimalha), de fundo esverdeado, com óvalos, alternando com rosetas embutidas, a que se sobrepõe larga banda paralela com três métopas, colocadas ao centro e nas extremidades. A banda apresenta decoração embutida com floreiras, da base das quais saem enrolamentos vegetalistas e gavinhas, alternadas por meias-figuras embutidas, com a parte superior na forma natural (à excepção das asas); a partir do ventre brota uma espécie de cálice de acanto invertido, a partir do qual nascem motivos decorativos de enrolamentos e gavinhas. Nas métopas, sob fundo verde, apresenta, nas laterais, casal de pombos encimado por baldaquino e, na central, cupido com carcaz, as setas e o arco, ladeado por árvore. Esta banda é delimitada por tira e filete de madeiras mais escuras, por baixo dos quais, corre um filete embutido em madeira de espinheiro que se prolonga paralelamente aos montantes, com enrolamentos vegetalistas, cálices e flores nas extremidades. Do filete, e a toda a largura da cabeceira, pendem grinaldas, fixas em pequenos círculos. No topo das prumadas laterais, sobre fundo tingido de verde, dispõem-se cálice e flor.
-
-
Origem/Historial: Ficha do Dr. Anastácio Gonçalves: "46 (ex-108)-Cama . Maria, de pau-santo, incompleta.Comprada, por intermédio de Cassio, a Jacinto, da R. das Picôas, em 6/8/935, pot 250$00. Completar com os acessorios de outra cama antiga, do mesmo estilo, e colchoaria Esc. 1.550$00."
Em 1965/67, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 12.000$00 (doze mil escudos).
-
Incorporação: Por testamento de 31/08/1964
-
Bibliografia
- MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984
- QUILHÓ, Irene - "Mobiliário" in Santos, Reynaldo dos, Oito Séculos de Arte Portuguesa. História e Espírito, vol. III. Lisboa: Ed. Notícias, 1970