Técnica: Azul cobalto aplicado com pincel sobre porcelana crua e depois revestida com vidrado.
Dimensões (cm): Alt. 3,5 x Diâm. 20,4
Descrição: Pequeno prato executado numa porcelana muito branca, leve e translúcida. O vidrado transparente, brilhante e quase incolor, escamou em vários pontos sobre o bordo. O prato apresenta uma caldeira arredondada, que termina num lábio recortado, formando chavetas interligadas, e repousa sobre um pé inclinado para o interior, com concreções arenosas na extremidade. Na base plana, as estrias de acabamento são pouco visíveis. A decoração é cuidada e em tons harmoniosos de azul cobalto sob o vidrado. O medalhão central, um pentágono formado por cinco grandes chavetas, dentro de outro em forma de estrela de dez pontas, encerra uma paisagem: uma ave poisada sobre uma rocha, flores (peónias e outras), água e uma cascata; é enquadrado por cinco bandas, duas de escamas imbricadas e três de suásticas, reservadas a branco. A moldagem da caldeira, visível no tardoz, marca apenas a colocação dos medalhões. O esquema da decoração, seguindo o padrão moldado, consiste em dez medalhões arredondados, que se apoiam entre as pontas da estrela, preenchidos, alternadamente, por pêssegos e enxota-moscas com objectos simbólicos diferentes: rolo de pintura, castanhetas, tambor e lanterna. Entre cada medalhão existe um simples elemento vegetalista. O tardoz apresenta dez painéis, separados por um segmento, decorados com jóia rodeada por quatro pontos.
Origem/Historial: A peça foi adquirida na loja do Elbing, em 29/06/1963, por 400$00 (quatrocentos escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão dos bens ao Estado.
Incorporação: Por testamento em 31 de Julho de 1964
Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen
Bibliografia
MATIAS, Maria Margarida Marques; Mota, Manuela - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
PIJL-KETEL, C. L. van der - The ceramic load of the «Witte Leeuw». Amesterdam: Rijksmuseum, 1982
PINTO DE MATOS, Maria Antónia - A Casa das Porcelanas. Cerâmica chinesa da Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves. Londres: Phipip Wilson/IPM, 1996
WILLIAMS, C.A.S. - « Chinese Symbolism and Art Motifs». Vermont & Tokyo: Company Inc. of Rutland, 1993