Pote
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Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
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Nº de Inventário: CMAG 77
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Cerâmica
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Autor:
Autor desconhecido (-)
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Datação: Século 16/17
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Técnica: Azul cobalto aplicado com pincel sobre o grés cru revestido em seguida de vidrado
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Dimensões (cm): Alt. 26,5 x Larg. bojo: 22,9 x Diâm. boca: 12,8; base: 13,9
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Descrição: Pote ovóide executado num grés pesado e acinzentado, com quatro asas moldadas em relevo com nervuras e floretas à volta do colo. Foi montado em duas partes, sendo a junção visível a meio do bojo. O revestimento feldspático, azulado, com alguma opacidade, aplicado no interior e no exterior, apresenta uma rede de "craquelé" castanho, excepto em parte da base que se tornou castanha em contacto com a atmosfera do forno. O processo de fabrico foi acentuado por dois filetes azuis que dividem simultaneamente a decoração em dois registos. Esta é simples e quase abstracta e foi pintada sem contornos. Os motivos florais desenvolvem-se à volta do corpo, assemelhando-se a crisântemos no registo superior, e a peónias, no inferior. O começo do colo é sublinhado por um friso de folhas.O pé e o colo curto com rebordo, em parte refeitos, receberam uma montagem em prata.
As características físicas e a decoração deste pote rústico, integram-no no grupo de cerâmicas vulgarmente chamadas Swatow, de acordo com o nome do porto de Shantou, situado na parte norte da província Guangdong, um nome que primeiramente foi transliterado como Swatow. Este termo foi universalmente adoptado por razões de comodidade, pois parece não estar relacionado com os locais de fabrico deste tipo de cerâmica, mas sim com o porto por onde uma parte destas peças foi exportada para as Filipinas, a Indonésia, o Sudoeste Asiático, a Índia, o Próximo-Oriente e o Japão. Não se conseguiram localizar os fornos donde serão originárias estas cerâmicas, tendo sido sugeridos vários sítios, nomeadamente Tong'an e Shima na província Fujian, sem verificaçao arqueológica.
Existem cinco potes semelhantes a este na colecção do Topkapi Saray Museum.
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Origem/Historial: Adquirido na Ourivesaria Leitão, por intermédio de Sabat, por 4.000$00 (quatro mil escudos). Em 1965, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão dos bens ao Estado.
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Incorporação: Por testamento em 31 de Julho de 1964
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Centro de Fabrico: Província do Fujian(?)
Bibliografia
- KRAHL, Regina; Erbahar,Nurdan - Chinese Ceramics,in the Topkapi Saray Museum (3 vols.). London: Sotheby's Publications, 1986
- LION-GOLDSCHMIDT, Daisy - La Porcelaine Ming. Fribourg: Office du Livre, 1978
- PINTO DE MATOS, Maria Antónia - A Casa das Porcelanas. Cerâmica chinesa da Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves. Londres: Phipip Wilson/IPM, 1996
- AAVV, Le Bleu des Mers. Dialogues entre la Chine, la Perse et l'Europe, Fondation Baur, Musée des Arts d'Extreme Orient, Continents Editions, Italie, Novembro 2017