Técnica: Azul cobalto aplicado sobre a pasta crua, revestida em seguida de vidrado, depois recebe os esmaltes
Dimensões (cm): Alt. c/tampa 53,7; s/t 43 x Larg. 35 x Diâm. boca: 22,5; base: 24,5
Descrição: Pote em forma de balaústre, com colo curto, rematando em leve rebordo arredondado, e tampa de encaixe em forma de cúpula, com botão de preensão redondo, de porcelana branca, pesada e espessa, executado no torno em duas partes, sendo a junção visível no interior do bojo. O vidrado, ligeiramente azulado, cobre toda a peça, à excepção da base com estrias concêntricas que se tornou castanha em contacto com a atmosfera do forno. Azul cobalto intenso e aguadas azuis muito claras sob o vidrado, bem como esmaltes de cores vivas e abertas (verde, vermelho ferro, amarelo, castanho e preto, em diferentes gradações) sobre o vidrado, são usados para dar vida ao desenho delicado da decoração. que ocupa todo o corpo da peça. O bojo mostra uma mulher com adornos no penteado e sumptuoso vestuário, rodeada por duas servas e seguida por um eunuco com um leque de penas de fénix, recebendo homenagens de uma serva de joelhos, que lhe oferece uma taça de vinho, enquanto dois eunucos, com lanternas, se afastam em direcção aos rochedos e uma orquesta feminina, de três elementos, toca flauta, triângulo e tambor. A cena desenrola-se num terraço com elaborada balaustrada, rochedos ornamentais azuis, bananeiras, pinheiros e aloés, interrompida por rochedos azuis parcialmente escondidos por nuvens vermelhas. Remata, no ombro, com cercadura de padrão "gelo estalado". O colo e a tampa são decorados por cinco crianças brincando entre rochedos, aloés e arbusto com bagas vermelhas.
A cena representada neste pote pode ser, segundo a professora Wang, um episódio da tragédia amorosa de Yang Guifei (719-756), a concubina favorita de Tang Ming Huang (685-762), um imperador da dinastia Tang (618-906), que se apaixonou pela bela e inteligente Yang Guifei, anteriormente sua nora, vindo a viver maritalmente com ela e cobrindo de graças a familia Yang. Vítima da política, Yang Guifei viria a ser estrangulada. Foi acusada juntamente com o seu primo Yang Guozhong de terem provocado a revolta de An Lushan.
Origem/Historial: Adquirido a Campos, em parte por troca, em 18/10/1957, por 27.500$00 (vinte e sete mil e quinhentos escudos), juntamente com o CMAG 91.
Em 1965, as Finanças atribuíram aos dois potes o valor de 45.000$00 (quarenta e cinco mil escudos).
Esata peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.
Incorporação: Por testamento em 31 de Julho de 1964