Pote

  • Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
  • Nº de Inventário: CMAG 118
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido (-)
  • Datação: 1620/1644
  • Técnica: Azul cobalto aplicado com pincel sobre a pasta crua e revestida em seguida de vidrado
  • Dimensões (cm): Alt. 32 x Larg. 25,5
  • Descrição: Pote de forma ovóide, ombros largos e colo curto com pequeno rebordo arredondado, executado no torno em porcelana branca, pesada e espessa. O corpo foi montado em duas partes, sendo a junção visível a meio do bojo. O vidrado, brilhante e ligeiramente azulado, cobre todo o corpo, à excepção da base que tomou uma cor alaranjada em contacto com a atmosfera do forno. A decoração, a azul cobalto intenso sob o vidrado, distribuída por três registos, separados entre si por dois círculos concêntricos, é fruto do cruzamento das civilizações chinesa e europeia. O gargalo é decorado com pequenos ramos com flor e folhas isolados. O registo inferior apresenta painéis de lótus, junto da base. O superior, no ombro, sobre fundo de suásticas, padrão celular e encanastrado, separados por bandas brancas ocupadas por segmento azul com cabeça de ruyi em cada extremidade, ostenta quatro reservas, polilobadas, decoradas com lebre branca sobreposta a rochedo e pinheiro muito estilizados. No registo central, grandes ramos floridos, semelhantes aos da majólica italiana e da "porcelana dos Médicis" do século XVI, compostos por flores e folhas simetricamente dispostas, característicos do Período de Transição, separam entre si seis medalhões em forma de losango polilobado. Dois desses medalhões ostentam heráldica religiosa da Companhia de Jesus: dois anjos tenentes, um de cada lado, seguram escudo oval com bordadura constituída por sol estilizado, encerrando no interior o monograma dos Jesuítas, I.H.S., encimado por cruz latina e três pregos na base, símbolo da Paixão de Cristo. Na parte superior e inferior do escudo, um querubim apresenta fisionomia oriental, à semelhança dos anjos tenentes. Os outros apresentam respectivamente um S e um P, iniciais de São Paulo, nome pelo qual são geralmente conhecidos os colégios fundados pelos Jesuítas no Oriente. Estes potes estão tradicionalmente relacionados com o Colégio de São Paulo de Macau, cujo nome verdadeiro é Madre de Deus, colégio construído em 1594 com donativos do Leal Senado e a expensas dos cidadãos de Macau. Há quem defenda que a peça poderá ter sido encomendada para o Colégio de São Paulo de Goa, ponto de partida de todas as missões do Oriente, criado em 1541 por uma confraria e entregue aos Jesuítas em 1548. O aspecto solene do pote pode bem reflectir a força da Igreja em Macau e, em especial, a dos Jesuítas. Assim, poder-se-á continuar a aceitar que a peça tenha sido encomendada para o Colégio de Macau, devido não só à prosperidade económica da cidade, mas também ao facto de o colégio estar anexo à Igreja que pretendia ser "o símbolo do triunfo da religião cristã na China e o suporte dos cristãos de todo o Extremo-Oriente, nomeadamente no Japão, onde havia pouco tinham começado a ser perseguidos"(1).
  • Origem/Historial: Adquirido a Ayres de Magalhães, em 28/6/1945, por 10.000$00 (dez mil escudos). Em 1965, as Finanças atribuíram-lhe o valor de 35.000$00 (trinta e cinco mil escudos). A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Por testamento em 31 de Julho de 1964
  • Centro de Fabrico: Fornos de Jingdezhen

Bibliografia

  • BAPTISTA PEREIRA, F.A.; Garcia, J.M., Loureiro, Rui e outros - As Ruínas de S.Paulo. Lisboa e Macau: 1994
  • CASTRO, Nuno de - A Porcelana Chinesa e os Brasões do Imperio. Porto: Civilização Editora, 1987
  • DESROCHES, Jean-Paul; Pinto de Matos, Maria Antonia Aleixo - Do Tejo aos Mares da China: uma epopeia portuguesa, exposiçao no Palacio Nacional de Queluz e no Musee National des Arts asiatiques.. Guimet, Paris: Reunion des Musees Nationaux, 1992
  • MATIAS, Maria Margarida Marques - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
  • MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984
  • PINTO DE MATOS, Maria Antónia - "La Porcelaine dans le contexte des rélations commerciales entre le Portugal et la Chine" in Via Orientalis. Bruxelas: Caisse Générale d'Epargne et de Retraite, Europalia Portugal, 1991
  • PINTO DE MATOS, Maria Antónia - A Casa das Porcelanas. Cerâmica chinesa da Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: 1996
  • DIAS, Pedro - História da Arte Portuguesa no Mundo (1415-1822). O espaço do Índico. Círculo de Leitores, 1998.
  • AAVV, Le Bleu des Mers. Dialogues entre la Chine, la Perse et l'Europe, Fondation Baur, Musée des Arts d'Extreme Orient, Continents Editions, Italie, Novembro 2017

Exposições

  • Do Tejo aos Mares da China. Uma Epopeia Portuguesa

    • Portugal, Palácio Nacional de Queluz
    • 9/3/1992 a 30/4/1992
    • Exposição Física
  • Du Tage à la mer de Chine. Une épopée portugaise

    • França, Paris, Musée des Arts asiatiques - Guimet
    • 19/5/1992 a 31/8/1992
    • Exposição Física
  • XVII Exposiçao Europeia da Arte, Ciencia e Cultura

    • Mosteiro dos Jeronimos
    • Exposição Física
  • Christianity in Asia.

    • Asian Civilisations Museum - Singapura
    • 27/5/2016 a 11/9/2016
    • Exposição Física
  • Reflexos

    • Museu de São Roque - Lisboa
    • Exposição Física

Multimédia

  • 2518.jpg

    Imagem
  • 2519.jpg

    Imagem