Técnica: A pasta crua é revestida de vidrado, depois de cozidos recebem os esmaltes
Dimensões (cm): Alt. 4 x Diâm. 24,2, base: 14,3
Descrição: Prato fundo e circular. de parede moldada em 29 gomos côncavos no interior do prato e bordo recortado, repousando sobre pequeno pé, inclinado para o interior. O corpo é de porcelana, muito branca e fina, revestida de vidrado transparente e quase incolor, excepto na extremidasde do pé. A decoração, em esmaltes límpidos e brilhantes da paleta da "família verde": verde vermelho ferro, amarelo, beringela e azul, com predominância do verde, e aplic... Ver maisação de ouro, apresenta um tema raro. O fundo, delimitadom por um duplo círculo vermelho, é preenchido por um "qilin" sobrevoado por uma grande fénix, num jardim com balaustrada, duas bananeiras e vegetação. A partede está dividida em oito painéis contíguos separados entre si por linhas, decorados alternadamente, três com animais mitológicos numa paisagem, um com gamo entre "lingzhi" sob um pinheiro, e quatro com aves poisadas sobre ramos floridos de peónias, ameixieira, crisântemos e outras flores. Remata com uma cercadura de motivos florais e vegetalistas que segue o recorte do bordo. O tardoz apresenta um raminho com flor e hasrte alongada. A base, marcada por estrias concêntricas e radiais, mostra, a azul cobalto sob o vidrado, o cogumelo sagrado, "lingzhi", estilizado dentro de um duplo círculo.
Origem/Historial: Adquirido, em 5/3/1956, a António Costa, por 1.500$00 (mil e quinhentos escudos).
Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00 (dez mil escudos)
A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.
Incorporação: Por testamento em 31 de Julho de 1964
Bibliografia
KRAHL, Regina; Erbahar,Nurdan - Chinese Ceramics,in the Topkapi Saray Museum (3 vols.). London: Sotheby's Publications, 1986
MATIAS, Maria Margarida Marques; Mota, Manuela - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
PINTO DE MATOS, Maria Antónia - A Casa das Porcelanas. Cerâmica chinesa da Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves. Londres: Phipip Wilson/IPM, 1996