Pote (3)
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Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
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Nº de Inventário: CMAG 341
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Cerâmica
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Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
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Técnica: Pasta crua revestida de vidrado, depois de cozidos recebem o ouro
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Dimensões (cm): Alt. 23 x Larg. 19,3
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Descrição: Pote com corpo aos gomos e pequeno colo cilíndrico liso, terminando em rebordo arredondado, executado em porcelana branca e pesada, em duas partes, sendo a junção visível a meio do bojo. A peça foi coberta na base, no interior e no rebordo por um vidrado transparente e incolor e, no exterior, por um vidrado preto, denso e brilhante, excepto na extremidade do pé. Recebeu uma decoração, provavelmente floral, a ouro, de que restam apenas alguns vestígios. Na base ostenta um duplo círculo a azul cobalto sob o vidrado.Esta peça é conhecida por «preto espelho», uma criação da era Kangxy, reconhecida pelo seu brilho. O vidrado preto obtinha-se misturando o óxido de ferro ao manganês cobaltifero, o que explica a tonalidade levemente azulada que por vezes se observa nos locais onde o vidrado é menos espesso. Para obter uma grande densidade do tom preto aplicavam-se numerosas camadas, necessitando cada uma delas de uma cozedura à temperatura elevada. Os monocromos pretos são quase sempre decorados com motivos (paisagens ou flores) pintados com pó de ouro, sendo submetidos, após esta aplicação, ao fogo de mufla, cujo grau de cozedura não deve ultrapassar os 350º.
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Origem/Historial: Adquirido, em 6/6/1942, a Eliezer Kameniesky por 500....
Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 10.000$00(dez mil escudos).
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Incorporação: Por testamento de 31 de Julho de 1964
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Bibliografia
- AAVV- Mille ans de Monochromes, Vaisselle sacrée et profane des empereurs de Chine | A Millennium of Monochromes, From the Great Tang to the High Qing, les collections Baur et zhuyuetang | The Baur and the Zhuyuetang Collections. Fondation Baur, Musée des arts d'Extrême-Orient | Continents Editions, Milan, 2018