Taça
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Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
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Nº de Inventário: CMAG 334
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Cerâmica
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Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
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Datação: 1750/1850
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Técnica: A pasta crua e revestida de vidrado, depois de cozidos recebem os esmaltes
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Dimensões (cm): Alt. 10,9 x Diâm. 14,1-boca; base 8,5
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Descrição: Taça funda, de paredes direitas, com pequeno pé direito, executado num grés branco acinzentado com inúmeras impurezas ferruginosas, revestido com um vidrado transparente e incolor, excepto na extremidade do pé e na boca. Este objecto, hoje reduzido a uma taça, deveria ter tido uma tampa. A decoração, em esmaltes sobre o vidrado, é constituída por padrão floral em branco, cor-de-rosa e preto sobre fundo verde. As bandas superior e inferior, de fundo vermelho ferro com motivos triformes alternados com ponto, cor-de-rosa e branco, estão delimitadas por filetes amarelos.
Estes artigos policromados, geralmente aceites como sendo executados e decorados em Jingdezhen, ou considerados por alguns autores como uma manufactura situada no sul da China, no Guangdong, na região de Gaozhou, são conhecidos pelo nome asiático de Bencharong, termo que vem do sânscrito panch que significa «cinco» e rang que quer dizer «colorido». Tem-se visto no termo Bencharong uma tradução do termo chinês wucai ou «cinco cores», ainda que os esmaltes destes dois artigos sejam diferentes, tornando a comparação impossível. Quando Banguecoque se torna a capital da Tailândia, após a destruição de Ayuthaya, os objectos Bencharong eram ainda importados da China. Os últimos especimes datam provavelmente do séc. XIX. O Princessehof Museum de Leeuwarden possui um exemplar muito semelhante na forma e na decoração, mas com tampa.
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Origem/Historial: Adquirida a Nolasco, em 26/1/1950, por 300$00 (trezentos escudos).
Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 6.000$00 (seis mil escudos), juntamente com o inv. n.º335.
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Incorporação: Por testamento de 31 de Julho de 1964
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Centro de Fabrico: Província Jiangxi, fornos de Jingdezhen