Pote

  • Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
  • Nº de Inventário: CMAG 104
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Cerâmica
  • Autor: Autor desconhecido (Desconhecido)
  • Datação: 1640/1660
  • Técnica: Azul cobalto aplicado sobre a pasta crua, revestida em seguida de vidrado, depois recebe os esmaltes.
  • Dimensões (cm): Alt. 38 com tampa e 30,5 sem tampa x Larg. 24 x Diâm. 13,6 boca e 17,5 base
  • Descrição: Pote, em forma de balaústre com colo curto, rematando em rebordo arredondado, e tampa de encaixe, em forma de cúpula e pega em botão, de porcelana muito branca, revestida de um vidrado azulado, à excepção da base estriada, cuja paragem é assinalada por uma linha alaranjada. Foi executado no torno, sendo as estrias de acabamento muito visíveis no interior. A decoração cobre todo o corpo: três picos azuis elevam-se no mar tumultuoso, envolvidos por ondas com crista verde que se propagam em turbilhões de espuma, vermelho ferro semeados de corolas de flores em vermelho ferro, verde e cinzento, entre os quais galopam três cavalos: dois amarelos e um cinzento. Sob cada animal, aparecem os símbolos: jóia, pintura e folha de Artemisa em esmaltes cinzento, amarelo e verde entrelaçados com fitas verdes. No ombro, sobre cada pico, três dos «Oito objectos Preciosos»: folha de Artemisa, pintura e jóia, em azul com traço branco, alternando com ondas com crista verde. No colo, elevam-se, sucessiva e alternadamente, folhas pontiagudas de diferentes dimensões: em tons de azul, verde e vermelho ferro. Na tampa, três picos cinzentos com ondas verdes e três dos «Oito Objectos Preciosos»: jóia, em vermelho ferro, sapeca, em verde e vermelho ferro, e folha, em verde. A decoração associa ao azul cobalto sob o vidrado os esmaltes verde, vermelho ferro, amarelo e castanho sobre o vidrado. O pigmento azul foi aplicado antes da peça ser coberta com o vidrado e cozeu juntamente com este e o corpo a uma temperatura elevada (c. 1350º); depois desta, acrescentaram-se os esmaltes sobre o vidrado e fundiram-se com este a uma temperatura mais baixa, num pequeno forno de mufla. "As "cores fortes" ("Yingcai"), derivavam de óxidos metálicos adicionados a uma mistura de vidrado de silicato de chumbo, o vermelho de ferro, suspenso, não dissolvido, no vidrado; o amarelo de ferro ou, talvez, de titânio; o castanho de manganés e, os vários tons de verde, de diferentes concentrações de cobre" (vide Kuo, Thompson e Klaptor, 1992, cat. 84, p. 104). A técnica obriga, portanto, a que os motivos decorativos sejam postos em dois momentos.
  • Origem/Historial: Adquirido a Eduardo, em 26/2/1952, por 10.000$00 (dez mil escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 12.500$00 (doze mil e quinhentos escudos). A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.
  • Incorporação: Por testamento de 31 de Julho de 1964

Bibliografia

  • MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984
  • PINTO DE MATOS, Maria Antónia - A Casa das Porcelanas. Cerâmica chinesa da Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves. Londres: Phipip Wilson/IPM, 1996

Exposições

  • China e Islão. Gramáticas Decorativas

    • Lisboa, Casa-Museu Anastácio Gonçalves
    • Exposição Física
  • A Influência Oriental na Cerâmica Portuguesa do sec.XVII

    • Museu Nacional do Azulejo
    • 20/7/1994 a 16/10/1994
    • Exposição Física
  • Orientaalse Invloed OP 17 DE-Eeuwse Portuguese Ceramiek

    • Hessenhuis, Antuerpia
    • 28/1/1995 a 23/4/1995
    • Exposição Física

Obras relacionadas

Multimédia

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