Bule de vinho
-
Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
-
Nº de Inventário: CMAG 161
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Cerâmica
-
Autor:
Autor desconhecido (Desconhecido)
-
Datação: 1662/1722
-
-
Técnica: A pasta crua é revestida de vidrado, depois de cozidos recebem os esmaltes
-
Dimensões (cm): Alt. 14 x Larg. 15 do bico à asa
-
Descrição: Bule de vinho, de secção hexagonal, com bico saindo da boca de um animal fantástico com dentes visíveis, asa «rocaille», levantada, fixa sobre o ombro, e tampa de encaixe com botão de preensão em forma de ave, repousando sobre um pé hexagonal. A peça foi moldada numa porcelana branca e fina, revestida de um vidrado transparente e incolor. A decoração em relevo, foi colorida, com esmaltes da paleta da «família verde». O bojo está dividido em seis painéis, contendo oito cavalos de cores verde, vermelho ferro, azul, amarelo e manganês, em várias posturas, sob pinheiros e chorões.
No ombro, friso de pétalas alternando em verde, manganês e vermelho ferro. O pé e o colo são acentuados, respectivamente, por gregas interligadas e um enrolamento vegetalista clássico, ambos em vermelho ferro. A tampa é moldada com um dragão "chi" amarelo; o botão é pintado com uma cabeça de fénix; remata com um friso de gregas interligadas.
-
-
Origem/Historial: Adquirido, por troca, a Caires, em 24/11/1956, por 2.500$00 (dois mil e quinhentos escudos). Trazido de Londres.
Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 7.500$00 (sete mil e quinhentos escudos).
A peça foi incorporada em 18/8/1967 por auto de entrega e cessão de bens ao Estado.
-
Incorporação: Por testamento de 31 de Julho de 1964
-