Descrição: Representa um campino de corpo inteiro, parecendo estar a tirar tabaco de uma bolsa.
Origem/Historial: Adquirida em 8/12/1954, a uma nora de Silva Porto, por intermédio do filho Carlos Silva Porto, por 3.000$00 (três mil escudos). Esta obra já tinha sido proposta ao Dr.Anastácio Gonçalves há alguns anos por Sabat, talvez oito anos. Pediam, então oito ou dez mil escudos. Metida em regular moldura de baguette dourada. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 8.000$00 (oito mil escudos).
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
Bibliografia
Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988
ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896
BARREIRA, João - Arte Portuguesa. Lisboa: s.d.
CHICÓ, M.T.; França, J.A.; Gusmão, A.N.; Santos, A.V. - Dicionário da Pintura Portuguesa. Lisboa: 1973
FIGUEIREDO, José - Algumas palavras sobre a evolução da Arte em Portugal. Lisboa: 1908
FRANÇA, José-Augusto - "Sobre o Naturalismo Português" in Catálogo da Exposição Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979
FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II
MACEDO, Diogo de - António Ramalho, João Vaz. Um Retratista, um Marinhista. Lisboa: Bertrand, 1954
MATIAS, Maria Margarida Marques - "O Naturalismo na Pintura", in História da Arte em Portugal, vol.11. Lisboa: Alfa, 1986