Manhã em Clamart

  • Museu: Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
  • Nº de Inventário: CMAG 975
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Pintura
  • Autor: Reis, Carlos António Rodrigues dos (Pintor)
  • Datação: 1889/1896
  • Suporte: tela
  • Dimensões (cm): Alt. 38 x Larg. 55
  • Descrição: Composição representando uma paisagem com àrvores e vegetação rasteira. No primeiro plano sobre o lado direito, existe também um pequeno lago, foco centralizador dos reflexos lumínicos da cena. O céu está enublado e as cores utilizadas demonstram esse mesmo dia de inverno.
  • Origem/Historial: Adquirida em 29/11/1940 à viúva de Ferreira da Silva (actor) por 2.000$00 (dois mil escudos) e mais 50$00 para Raquel Sabath. Pertencia ao espólio desse artista que a tinha comprado ao pintor António Ramalho. Metida em moldura de baguette dourada, rica. A adaptar melhor a moldura e patinar custou 20$00 (vinte escudos) em Março de 1941. O restauro em 17/11/1948, executado por Ribeiro, custou 20$00 (vinte escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 20.000$00 (vinte mil escudos).
  • Incorporação: Por testamento de 31/07/1964

Bibliografia

  • AAVV - Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: 1979
  • Arte Portuguesa do século XIX. Palácio da Ajuda: I.P.P.C., 1988
  • ARTUR, Ribeiro - Arte e Artistas Contemporâneos. Lisboa: Livraria Ferin, 1896
  • BARREIRA, João - Arte Portuguesa. Lisboa: s.d.
  • Catálogo do Centenário do Nascimento de Carlos Reis. Lisboa: Museu Nacional de Arte Contemporânea, 1963
  • CHICÓ, M.T.; França, J.A.; Gusmão, A.N.; Santos, A.V. - Dicionário da Pintura Portuguesa. Lisboa: 1973
  • FRANÇA, José-Augusto - "Sobre o Naturalismo Português" in Catálogo da Exposição Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1979
  • FRANÇA, José-Augusto - A Arte em Portugal no século XIX. Lisboa: Bertrand, 1966, Vol. II
  • GONÇALVES, Artur; Lopes, Gustavo de Bivar Pinto - Carlos Reis. Torres Novas: Litografia Nacional, 1942
  • Homenagem a Carlos Reis. Fundador e 1ºDirector da MNAC. Museu Nacional de Arte Contemporânea. Lisboa: s.ed., 1963
  • LUCENA, Armando de - "Carlos Reis na pintura do seu tempo" in Colóquio, nº23. Lisboa: 1963
  • MACEDO, Diogo de - "A Arte Portuguesa nos séculos XIX e XX - o Naturalismo", in Arte Portuguesa - Pintura, dir. João Barreira. Lisboa: Excelsior, s.d.
  • MACEDO, Diogo de - Carlos Reis. Um paisagista. Lisboa: Bertrand, 1947
  • MATIAS, Maria Margarida Marques - "O Naturalismo na Pintura", in História da Arte em Portugal, vol.11. Lisboa: Alfa, 1986
  • MATIAS, Maria Margarida Marques - Casa-Museu Dr.Anastácio Gonçalves: Universidade Nova de Lisboa, Julho 1980
  • MATIAS, Maria Margarida Marques - Colecção Anastácio Gonçalves. Catálogo. Pintura. Cerâmica. Mobiliário.. Lisboa: I.P.P.C./ C.M.A.G., 1984
  • ORTIGÃO, Ramalho - Arte Portuguesa. Crítica e polémica. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1947
  • PAMPLONA, Fernando de - Dicionário de Pintores e Escultores Portugueses ou que trabalharam em Portugal. Barcelos: Livraria Civilização Editor, 1987
  • RAMALHO, Monteiro - Folhas d'Arte. Lisboa: M.Gomes Ed., 1897
  • SANTOS, Reinaldo dos; Macedo, Diogo de - História da Arte em Portugal. Porto: 1953
  • SILVA, Raquel Henriques da - "A arte sob a referência naturalista", in Portugal Contemporâneo, vol.2, dir. A.Reis,. Lisboa: Alfa, 1989
  • SILVA, Raquel Henriques da - "Naturalismos", in História das Artes Plásticas. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1991
  • Soleil et Ombres. L'Art Portugais du XIX siécle. Paris, Petit Palais: 1987-88

Exposições

  • Pintura Portuguesa da Colecção Anastácio Gonçalves

    • Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian
    • Exposição Física
  • Portugal 1900

    • Fundação Calouste Gulbenkian
    • 28/6/2000 a 10/9/2000
    • Exposição Física
  • Fórmulas Naturalistas da Arte Moderna, nas coleções da Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves e no Museu Nacional de Arte Contemporânea-Museu do Chiado

    • Lisboa - Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
    • 16/11/2016 a 3/9/2017
    • Exposição Física

Multimédia

  • 1492.jpg

    Imagem