Descrição: Placa decorativa (azulejo) em faiança acastanhada coberta do engobe azul cobalto e branco sob vidrado transparente. Um cavaleiro atirando setas e vestindo à moda safávida do século XVII: caftã com alamares e faixa de seda na cintura, calça, botas e amplo turbante. O cavaleiro monta um corcel branco coberto com manta de riscas em fundo de paisagem com tufos de verdura e flores. No segundo plano duas construções. A da direita parece um pavilhão de caça, a da esquerda um pórtico muito semelhante aos "Iwan". Na parte superior friso com dois pássaros sobre ramos floridos de um lado e outro de uma rosácea. Tardoz: lírio sem vidrado. As figuras ligeiramente relevadas são pintadas a azul claro, castanho, rosado, verde e branco.
Origem/Historial: Adquirida em 2/05/1963 a Alex.Fern. por 4.500$00 (quatro mil e quinhentos escudos) pelas três placas (SIC 253; SIC 254; SIC 255). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe, pelo conjunto, o valor de 4.000$00 (quatro mil escudos).
Incorporação: Por testamento em 31/07/1964
Centro de Fabrico: Pérsia (Teerão) ?
Bibliografia
MATIAS, Maria Margarida Marques - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
RIBEIRO, José Alberto (Coord.) - Olhares Cruzados sobre Arte e Islão. Multiple Voices on Art and Islam. CMAG | IMC | Ministério da Cultura, Lisboa, 2007.