Descrição: Prato covo, em faiança coberta de vidrado azul cobalto no interior e transparente no exterior. É decorado em técnica de reflexo metálico acobreado. No interior, à esquerda, uma paisagem de jardim com um lago em primeiro plano, atravessado por uma ponte que conduz a um pavilhão. Á direita, um pássaro fantástico ("simurg" ou pavão) passeando-se entre àrvores floridas. Desenhos metálicos sobre fundo azul. Na borda, tripla grinalda com folhas e meias folhas. No exterior, onze palmas metalizadas sobre fundo branco dentro de medalhões polilobados. Pequeno pé com reflexo metálico. Frete coberto de vidrado. Base com marcas de trempe e depressão central.
Origem/Historial: Adquirida a Pereira Coutinho (parte trocas) em 25/08/1964 por 2.500$00 (dois mil e quinhentos escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 2.000$00 (dois mil escudos).
Incorporação: Por testamento em 31/07/1964
Centro de Fabrico: Pérsia
Bibliografia
MATIAS, Maria Margarida Marques - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
RIBEIRO, José Alberto (Coord.) - Olhares Cruzados sobre Arte e Islão. Multiple Voices on Art and Islam. CMAG | IMC | Ministério da Cultura, Lisboa, 2007.