Descrição: Taça de faiança cor de areia, coberta de engobe branco e decorada a azul cobalto e negro sob vidrado. No interior, sob um friso de motivos quadrilobados a negro, desenvolve-se uma composição de 8 medalhões entre enrolamentos de folhas: 4 representam flores abertas e alternam com outros quatro, quadrilobados contendo vazados crucifiormes recobertos de vidrado. No fundo, dentro de um círculo azul grande flor com 4 pétalas abertas sob fundo de pétalas. No exterior repete-se a mesma decoração sendo visíveis gotas de vidrado junto ao pé. Base lisa, com vidrado; frete sem cobertura.
Origem/Historial: Adquirida a José Baldomero Hernandez de Vasconcelos (Elvas) em 8/11/1946 por 1.500$00 (mil e quinhentos escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos) a um conjunto com mais uma peça da colecção (SIC 40; SIC 245).
Incorporação: Por testamento em 31/07/1964
Centro de Fabrico: Pérsia / Kajar
Bibliografia
MATIAS, Maria Margarida Marques - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
RIBEIRO, José Alberto (Coord.) - Olhares Cruzados sobre Arte e Islão. Multiple Voices on Art and Islam. CMAG | IMC | Ministério da Cultura, Lisboa, 2007.