Descrição: Prato em faiança castanha coberta de engobe branco e vidrado transparente decorada a esmaltes azul cobalto, verde, sépia e castanho escuro. Interior com o centro preenchido por motivo de ramos floridos (rosas, cravos, tulipas) saindo de um tufo de folhas e rodeado por algumas nuvens, tudo inspirado em motivos da louça Iznik. Várias bordas concêntricas completam a decoração, a mais exterior com grinalda de lírios reservados a branco sobre fundo... Ver mais castanho. Segue-se outra com grinalda de flores azuis e sépia sobre fundo branco; a terceira apresenta uma coroa de flores e folhagem azul e rosa sobre fundo sépia. A mais interior representa à maneira chinesa, nuvens brancas passando sobre um rio azul. Reverso branco liso. Frete sem vidrado.
Origem/Historial: Adquirida a Alex. Fernandes em 28/04/1965 por 4.000$00 (quatro mil escudos). Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 5.000$00 (cinco mil escudos).
Incorporação: Por testamento em 31/07/1964
Centro de Fabrico: Pérsia / Kajar
Bibliografia
MATIAS, Maria Margarida Marques - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
RIBEIRO, José Alberto (Coord.) - Olhares Cruzados sobre Arte e Islão. Multiple Voices on Art and Islam. CMAG | IMC | Ministério da Cultura, Lisboa, 2007.