Descrição: Grande prato, de bordo recortado, em faiança rosada coberta de engobe creme sob vidrado transparente e decorada em policromia. Na aba, friso de enrolamentos inspirado na espuma das vagas, em azul negro interrompidos por reservas a branco, as vagas com idênticos enrolamentos. Ao centro, grande tufo de folhas do qual saem duas tulipas e três troncos que se enrolam para cada um dos lados ostentando florões, plumas e folhas diversas em azul cobalto, azul turquesa, verde ervilha e manganês com contornos a negro e castanho. No reverso, motivos fitomórficos soltos em azul e manganês. Marca de um trevo e dois traços nas bases. Frestas sem vidrado.
Origem/Historial: Em 1965, as Finanças atribuiram o valor de 30.000$00 (trinta mil escudos) ao conjunto de três pratos do mesmo Centro de Fabrico (SIC 247; SIC 248/1; SIC 248/2).
Incorporação: Por testamento em 31/07/1964
Centro de Fabrico: Turquia / Iznik
Bibliografia
GUIDOTTI, Carmen Ravanelli - Donazione Paolo Mereghi. Ceramiche europee ed orientali. Museo Internazionale delle Ceramiche in Faenza. Bolonha: Grafis Edizioni, 1987
MATIAS, Maria Margarida Marques - China e Islão. Gramáticas Decorativas. Lisboa: 1992
RIBEIRO, José Alberto (Coord.) - Olhares Cruzados sobre Arte e Islão. Multiple Voices on Art and Islam. CMAG | IMC | Ministério da Cultura, Lisboa, 2007.