Técnica: Prata fundida, relevada e incisa com aplicação de 28 figuras em esmalte, 2 pérolas na caixa e 21 na base e 8 cabuchões na caixa (dos quais faltam 3).
Dimensões (cm): Comp. 13,5 x Alt. 30 x Larg. 8,5
Descrição: Relicário, em prata dourada, de estrutura arquitectónica. Na base, em forma de templete renascentista, quatro anjos de vulto perfeito, em esmalte, colocados em cada um dos torreões. Sobrepujando o templete, mas ainda na base, desenvolvem-se algumas cenas do Juizo Final. A 1ª cena, em alto relevo e também em esmalte, representa a Ressurreição dos mortos anunciada por 4 Anjos, que ocupam as torres da fortaleza. Do solo montanhoso circunscrito ao interior da fortaleza, erguem-se os corpos com vida, deixando vazias as urnas onde jaziam (representação da dimensão humana, nesta zona do relicário). As cenas seguintes, inseridas na parte superior do relicário, em forma de nicho, pertencem à esfera do sagrado: ao centro, abre-se um nicho onde se destaca a figura de Cristo em Majestade, sentado sobre o arco-íris e com os pés apoiados no globo terrestre. Dois Intercessores (Virgem Maria e S. João Baptista) ajoelhados à direita e à esquerda, num plano inferior, dirigem-se a Cristo em atitude de súplica. O fundo do nicho é preenchido por uma cruz, cuja haste vertical superior é ladeada por dois Anjos que seguram uma coroa de espinhos.
Na base do nicho, ocupando também lugar de destaque, encontra-se o espaço destinado a expôr a reliquia, com a inscrição em latim: "ita est una spinea corona Domini nostri Ihesu Cristi". O nicho é ladeado por duas colunas de inspiração clássica, terminando em capitel encimado por folhas de pérolas.
A envolver o núcleo central, as meias figuras dos Apóstolo, em vulto perfeito, estão colocadas à semelhança de uma moldura humana, acompanhando as linhas arquitectónicas do arco que demarca o nicho. A figura de Deus Pai ladeado por dois Anjos remata a visão frontal do relicário.
O reverso é de concepção e execução simples. Apenas está decorado o espaço correspondente ao nicho central da frente, formando um pequeno tríptico em prata dourada constituído por um painel central e dois volantes.
O tríptico aberto apresenta apenas na parte central a Adoração dos Pastores, em placa relevada e incisa. A cena desenrola-se ao ar livre sobre um fundo arquitectónico estando ao centro o Menino no presépio, rodeado pela Virgem, S. José, dois Anjos e dois Pastores. Estão ainda representados os animais tradicionais: o burro, o boi, um cordeiro e um cão.
Na cimalha, a representação de Deus Pai coroado e sentado no trono, ladeado por dois anjos ajoelhados, abençoando com a mão direita e segurando a esfera armilar com a esquerda.
Origem/Historial: Adquirida na Ortega em 20/04/1959. Em 1965, as Finanças atribuiram-lhe o valor de 80.000$00 (oitenta mil escudos).
Incorporação: Por testamento de 31/07/1964
Bibliografia
AAVV - A colecção de ourivesaria do Museu de Alberto Sampaio. Lisboa: IPM, 1998
BARREIRA, João - As Artes Decorativas, vol.I: Ed.Excelsior, s/d
COUTO, João - Ourivesaria Portuguesa. Exposição Portuguesa em Sevilha. Lisboa: 1929
COUTO, João; Gonçalves, António - A ourivesaria em Portugal. Lisboa: Livros Horizonte, 1960
OREY, Leonor d' - "Ourivesaria", in Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva. Lisboa: FRSS, 1994
OREY, Leonor d' - Ourivesaria. Lisboa: Fundação Ricardo do Espírito Santo Silva, 1999