Descrição: Mitra de damasco branco constituída por três peças unidas por costuras laterais e duas tiras pendentes.
A mitra deve inserir-se na categoria de 'pretiosa', pois embora o tecido seja apenas um damasco de seda branca sem fios metálicos (mais claramente identificável no elemento, flexível, que une as duas partes rígidas), apresenta bordados a fio metálico dourado e muito provavelmente pedrarias, que poderiam ter sido retiradas em época não determinada. Com efeito, é ainda possível observar vestígios de pontos de fixação no centro dos motivos florais. Não parece muito credível a remoção sistemática de um bordado, mas já se justificaria caso se tratasse de pedras preciosas ou semi-preciosas, pela prática comum de apropriação de materiais valiosos para outra utilização ou simples lucro.
A decoração da mitra é obtida através de técnica de bordado a fio laminado dourado e desenvolve-se numa barra horizontal, o 'círculo', que se continua na vertical pelo 'título', numa sucessão de círculos tangenciais contendo um motivo em forma de tulipa, com pedúnculos e pétala dobrada na extremidade. No campo da peça, destacam-se dois círculos simétricos, e elementos, provavelmente parcelares, do tema floral comum.
Origem/Historial: Quando foi integrada nas coleccções do Museu Nacional de Arte Antiga, encontrava-se muito fragilizada e em más condições de conservação. Foi restaurada, de 1968 a 1971, no então Instituto José de Figueiredo, em Lisboa. No decorrer dessas operações, descobriu-se nos elementos de consolidação estrutural, fragmentos de um manuscrito, já bastante deteriorado, onde se podia ainda ler: «... hordes de vis e de Santiago... johane emanuel fazerem sua batalha...». Era prática comum a utilização de manuscritos em desuso para obter oa efeitos de entretelamento ou enchimento, de peças litúrgicas. Será mais um elemento a considerar na investigação que urge fazer a esta notável peça patrimonial.
Igreja da Ermida de Castro d' Aire
Incorporação: Igreja da Ermida de Castro d' Aire
Centro de Fabrico: Portugal/segundo Carlos Bastos 1954
Bibliografia
EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA - SEM TÍTULO
GUEDES, Natália Correia - "A cruz de D.Sancho", in O Observador, nº 26, Julho. Lisboa: 1971
CATÁLOGO GUIA DO MUS, p.49 estampa 62 - SEM TÍTULO
PORFÍRIO, José Luis - Museu das Janelas Verdes. Lisboa: Verbo, 1977
ROTEIRO M.N.A.A., 19 - SEM TÍTULO
BASTOS, Carlos - A Arte Ornamental dos Tecidos. Porto: 1954
OBRAS ESCOLHIDAS DO - SEM TÍTULO
Arte, poder e religião nos tempos medievais. A identidade de Portugal em construção. Catálogo de exposição. Câmara municipal de Viseu, Viseu, 2009
Exposições
Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola
Lisboa
Exposição Física
Exposição Temporária de Algumas Obras de Arte do Museu Nacional de Arte Antiga