Baptismo de Cristo

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 28 Tap
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Têxteis
  • Autor: Autor desconhecido (Tapeceiro)
  • Datação: 1500/1520
  • Técnica: Tapeçaria
  • Dimensões (cm): Alt. 260 x Larg. 170
  • Descrição: Tapeçaria representando em primeiro plano Jesus Cristo recebendo o Baptismo das mãos de São João Baptista; um anjo de grandes dimensões preenche todo o lado esquerdo da cena. No cimo ao centro a figura do Padre Eterno, em busto, coroado com tiara, abençoando com a mão direita e segurando orbe na mão esquerda. A posição do braço esquerdo de Cristo foi modificada provavelmente devido a imposições da Contra Reforma. A cercadura estreita desenvolve-se em rectângulos, de fundo azul escuro, contendo dois ramos com flores que se repetem alternadamente. Constitui o remate típico das oficinas de Bruxelas nesta época. A tapeçaria segue de perto a pintura flamenga do século XV com o mesmo tema. José de Figueiredo, no Guia de Portugal, defendeu que ela teria sido tecida «segundo o quadro de Van der Weyden». Maria José de Mendonça questiona esta atribuição.
  • Origem/Historial: (...)«O inventário de Convento de 1860 descreve-nos a existência na Madre de Deus de importantes conjuntos de paramentos bordados tendo, em 1934, quase três dezenas de peças transitado para o Museu Nacional de Arte Antiga. Destacam-se, entre eles, duas obras preciosas: uma tapeçaria e um frontal de altar. A tapeçaria representa o 'Baptismo de Cristo' e foi tecida na Flandres no primeiro quartel do século XVI. A sua composição sofreu uma alteração significativa relativamente ao braço esquerdo de Jesus Cristo, possivelmente para dar resposta à necessidade de actualizar a iconografia de tão valiosa obra,adequando-a aos cânones afirmados após o Concílio de Trento. Esta tapeçaria foi muito provavelmente mais uma oferta da fundadora e reflecte, tal como os conjuntos de pintura, a enorme qualidade e riqueza das colecções do convento da Madre de Deus, que eram sobretudo oriundas dos grandes centros da criação artística europeia do século XVI, a Itália e a Flandres.» Nuno Vassalo in 'A igreja do Convento da Madre de Deus' p. 101 (ver Bibliografia) Histórico de Localização: Exposição: Pintura Europeia, sala 62 (21.nov.2023) - por motivos de reorganização das salas de pintura aquando da exposição temporária do mnaa "A Pintura espanhola nas coleções portugueses" (dez.2023). Exposição: Pintura Europeia, sala 64 (abril.2010). Reserva: 2006. Exposição: 1995. * Forma de Protecção: classificação; Nível de classificação: interesse nacional; Motivo: Necessidade de acautelamento de especiais medidas sobre o património cultural móvel de particular relevância para a Nação, designadamente os bens ou conjuntos de bens sobre os quais devam recair severas restrições de circulação no território nacional e internacional, nos termos da lei n.º 107/2001, de 8 Setembro e da respectiva legislação de desenvolvimento, devido ao facto da sua exemplaridade única, raridade, valor testemunhal de cultura ou civilização, relevância patrimonial e qualidade artística no contexto de uma época e estado de conservação que torne imprescindível a sua permanência em condições ambientais e de segurança específicas e adequadas; Legislação aplicável: Lei n.º 107/2001, de 8 de Setembro; Acto Legislativo: Decreto; N.º 19/2006; 18/07/2006 *
  • Incorporação: Convento da Madre de Deus
  • Centro de Fabrico: Bruxelas

Bibliografia

  • MENDONÇA, M. José de - «Conservação das Tapeçarias do Estado» in Boletim dos Museus Nacionais de Arte Antiga. Lisboa: MNAA, 1942
  • FIGUEIREDO, José de - "Museu de Arte Antiga",in Guia de Portugal, vol. I, Lisboa e Arredores, Apresentação e notas de Sant'Anna Dionísio. Lisboa: Biblioteca Nacional de Lisboa, 1924
  • Catálogo Guia M.N.A.A.. Lisboa: 1938
  • Catálogo Ilustrado da Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental. Lisboa: 1882
  • PEREIRA, Teresa Pacheco - "Baptismo de Cristo" in Cristo Fonte de Esperança. Exposição do Grande Jubileu do Ano 2000. Porto: Diocese do Porto, 2000
  • PEREIRA, Teresa Pacheco - Baptismo de Cristo, in Die Grossen Sammlungen, VIII, Museu Nacional de Arte Antiga. Lissabon. Bonn: Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland, 1999
  • O Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: IPM/Electa, 1994
  • MENDONÇA, Maria José de - Inventário de Tapeçarias Existentes em Museus e Palácios Nacionais. Lisboa: I.P.P.C., 1983
  • Casa Perfeitíssima. 500 anos da Fundação do Mosteiro da Madre de Deus. 1509 - 2009, Catálogo de exposição, IMC, Lisboa, 2009

Exposições

  • Tapeçaria do Século XVI

    • Galeria do Rei D. Luis,Lisboa
    • Exposição Física
  • No Tempo das Feitorias. A Arte Portuguesa na Época dos Descobrimentos

    • Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
    • Exposição Física
  • Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

    • Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland
    • 26/3/1999 a 11/7/1999
    • Exposição Física
  • Cristo Fonte de Esperança. Exposição do Grande Jubileu do Ano 2000

    • Porto, Edifício da Alfândega
    • 17/6/2000 a 17/9/2000
    • Exposição Física
  • Casa Perfeitíssima. 500 Anos da Fundação do Mosteiro da Madre de Deus. 1509 - 2009

    • Museu Nacional do Azulejo
    • 9/12/2009 a 11/4/2010
    • Exposição Física

Multimédia

  • Tap.jpg

    Imagem
  • 367.jpg

    Imagem
  • 37197.jpg

    Imagem