Relicário

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 272 Joa
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Ourivesaria
  • Autor: Autor desconhecido (Ourives)
  • Datação: Século 15
  • Técnica: Prata fundida, cinzelada, incisa, recortada e gravada; gemas polidas e lapidadas.
  • Dimensões (cm): Comp. da corrente: 52 x Diâm. 6,4 x Esp. 1,6
  • Descrição: Relicário em prata com a forma de uma caixa de perímetro circular, tendo na face superior uma cercadura denticulada na qual encontram-se aplicados catorze cabochões e duas pedras facetadas, sendo estes ametistas e granadas. Esta cercadura serve de moldura a um vidro, observando-se no seu interior uma série de relíquias embrulhadas em papel com inscrições manuscritas. No perímetro lateral do relicário, duas cercaduras vegetalistas relevadas ladeiam uma inscrição em caracteres góticos incisos. No reverso, circundada por um friso de motivos geométricos incisos, observa-se uma placa gravada com a cena da Descida da Cruz ( Cristo nos braços de Maria, ladeado por Maria Madalena e São João, tendo uma paisagem fundeira de tipo flamenga ). Esta placa de datação posterior à do relicário, serviu provavelmente de base para uma gravura. Aro de sustentação de uma corrente também em prata de elos regulares.
  • Origem/Historial: Sabe-se por uma verba datada de 1506, que este medalhão relicário tinha pertencido ao Infante D.Fernando, pai de D.Manuel, e foi doado em tença testamentária de D.Beatriz, fazendo parte dos bens deixados ao Convento de Nossa Senhora da Conceição, quando a Infanta instituiu a Capela-Mor deste Convento como panteão familiar. O medalhão consta do inventário do Convento de Nossa Senhora da Conceição de Beja, lavrado em 1822, com o número 13 e neste mosteiro se conservou até que em Maio de 1882 deu entrada no MNAA com o número 46 do termo de entrega sendo descrito da seguinte forma: "Medalhão-Relicário, de prata com corrente e pedras que pertenceu ao Infante D.Fernando, pai de D.Manoel". Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Ourivesaria. Do Românico ao Manuelino, IPM, 1995.
  • Incorporação: Convento da Conceição, Beja
  • Centro de Fabrico: Não determinado

Bibliografia

  • ARAGÃO, A.C.Teixeira de - "Anneis". Lisboa: 1887
  • SOUSA, Maria Teresa Andrade e - "Da Arte da Joalharia em Portugal. Os aneis da Joalharia Portuguesa, bsíios para um estudo", n Boletim do MNAA, vol.III, fasc.1oletim do MNAA. Lisboa: MNAA, 1975
  • OREY, Leonor B.S. d' - Cinco Séculos de Joalharia. Lisboa: MNAA, 1995
  • Inventário do Museu Nacional de Arte Antiga. Colecção de Ourivesaria, 1º volume, do Românico ao Manuelino. Lisboa: IPM, 1995

Exposições

  • Exposição Retrospectiva de Arte Ornamental Portugueza e Hespanhola

    • Lisboa
    • Exposição Física
  • Aux Confins du Moyen-Age,Europália 91

    • Gent
    • Exposição Física
  • Nos Confins da Idade Média. Arte Portuguesa Século XII-XV

    • Porto, Museu Nacional Soares dos Reis
    • Exposição Física
  • Os Descobrimentos Portugueses e a Europa do Renascimento.XVII Exp.Europeia de Arte,Ciência e Cultura do Conselho da Euro

    • Lisboa, Núcleo da Casa dos Bicos, "O Homem e a Hora São Um Só", A Dinastia de Avis
    • Exposição Física

Multimédia

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