Virgem com o Menino

  • Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
  • Nº de Inventário: 648 Esc
  • Super Categoria: Arte
  • Categoria: Escultura
  • Autor: Autor desconhecido (Escultor)
  • Datação: 1525/1550
  • Técnica: Retábulo com escultura em alto relevo. Policromado e dourado.
  • Dimensões (cm): Alt. 62,5 x Larg. 44 x Prof. 11,5
  • Descrição: Escultura. Escultura arquitectónica: retábulos. Retábulo da Virgem com o Menino composto por um só painel e definido por uma estrutura arquitectónica composta por base, plataforma e coroamento. Na base inscreve-se a invocação à Virgem, em capitais romanas. A plataforma está definida entre pilastras laterais que enquadram o plano de fundo esculpido como um nicho abobadado em vieira, marcado por uma cimalha assente em colunas corintizantes e ladeado por enjuntas com medalhões. No coroamento, colunas corintizantes suportam a arquitrave com cornija, correspondente a uma cobertura de caixotões na parte interna. O friso do entablamento é ornamentado com enrolamentos e um medalhão ao centro. O nicho enquadra o grupo em alto relevo da Virgem com o Menino Jesus, com a Virgem entronizada numa cadeira com remate em forma de vieira. A posição do corpo é frontal, mas a Virgem inclina a cabeça para o lado esquerdo, a olhar o Menino. Na mão direita segura um cacho de uvas. A Virgem Maria traja vestido cintado de decote quadrado, manto lançado sobre o ombro direito, cobrindo os joelhos e vindo depois a cair escalonado do lado esquerdo da cadeira; apresenta os cabelos descobertos. O Menino Jesus está sentado do lado esquerdo do regaço, desnudo, segurando nas mãos uma pequena ave. O reverso do retábulo é plano. Na policromia dominam o vermelho, o azul, o verde, o dourado.
  • Origem/Historial: Esculpido em calcário macio da região de Coimbra - de nome comum «Pedra de Ançã» - e depois policromado, este retábulo é datável do segundo quartel do século XVI. De acordo com o seu estilo e tipologia, terá sido executado muito provavelmente já nos finais do segundo quartel/meados da centúria. As suas características miniaturais, onde avulta o rigor do discurso clássico da arquitectura, permitem concluir tratar-se de um retábulo destinado a ornamentar uma capela privada ou um oratório, à semelhança de outros exemplares que se podem admirar ainda hoje em museus portugueses, como o Retábulo da Virgem com o Menino dito dos Condes de Sortelha (Nicolau Chanterene, c. 1540) do Museu de Évora, ou o Retábulo dito de São Silvestre do Museu Nacional Machado de Castro em Coimbra (João de Ruão, 1544). O Retábulo da Virgem com o Menino é um excelente espelho da «cultura artística retabular» que marcou todo o século XVI português, durante o qual este móvel litúrgico se tornou o suporte de eleição para os ciclos narrativos e o albergue das imagens transpondo a função didáctica antes desempenhada pelas fachadas das igrejas, chegando a influenciar toda a história da escultura portuguesa pela sujeição espacial dos volumes que impunha. O discurso arquitectónico classicista, as fontes gráficas dos ornatos da cornija - inspirados nas gravuras de Nicoletto Rosex da Modena -, a memória epigráfica romana na legenda, a composição escultórica que jogou sabiamente com a densidade do volume e a disposição articulada em perspectiva do Menino Jesus e do rosto da Virgem traduzem, por sua vez, a opção definitiva pela linguagem do Renascimento."
  • Incorporação: Comprado a D. Maria Emília Campas Ferreira da Silva (factura 5924)

Bibliografia

  • CARVALHO, Maria João Vilhena de - ""Die Jungfrau mit Kind", in Die grossen Sammlungen, VIII, Museu Nacional de Arte Antiga. Lissabon. Bonn: Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland, 1999
  • CARVALHO, Maria João Vilhena de - ""Virgem com o Menino (Retábulo)", in Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Edições Inapa, 1999

Exposições

  • Imagens no Tempo. Escultura Portuguesa do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XII-XVIII

    • Lisboa, MNAA
    • Exposição Física
  • Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon

    • Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland
    • 26/3/1999 a 11/7/1999
    • Exposição Física
  • A Virgem na Arte Portuguesa

    • Lisboa, Museu Nacional de Arte Antiga
    • Exposição Física

Multimédia

  • 1615.jpg

    Imagem
  • 45111.jpg

    Imagem