Técnica: Escultura de vulto pleno. Dourada, estofada e policromada.
Dimensões (cm): Alt. 165 x Larg. 78 x Prof. 51
Descrição: Virgem de pé, frontal, com as mãos postas, assente sobre nuvem de três querubins.
Traja vestido comprido de decote redondo, cingido na cintura por cinto de laço que cai em pontas escalonadas. É trabalhado em pregas verticais de perfil redondo, requebradas em baixo, sobre a cabeça dos querubins.
Também enverga manto, largo, caído até aos pés, com pregas dando volume lateral à imagem.
Tem a cabeça descoberta: o cabelo está dividido ao meio, esculpido com incisões finas, distribuindo-se em longas madeixas encaracoladas sobre o manto e também sobre as costas.
As costas não têm estofado; são trabalhadas em pregas de perfil redondo que terminam nas circunvalações da nuvem.
Policromia com dominantes negro, vermelho, dourado. Ornatos de ramagens largas no vestido e manto. Carnações.
Estofado com esgrafitado.
Origem/Historial: Pertenceu à colecção do Comandante Ernesto Vilhena (? Maria Helena Mendes Pinto).
Incorporação: Instituto Português do Património Cultural (IPPC).
Bibliografia
CARVALHO, Maria João Vilhena de - "Nossa Senhora da Conceição", in Museu Nacional de Arte Antiga. Lisboa: Edições Inapa, 1999
CARVALHO, Maria João Vilhena de - "Unsere Liebe Frau der Unbefleckten Empfängnis". In Die grossen Sammlungen, VIII, Museu Nacional de Arte Antiga. Lissabon. Bonn: Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland, 1999
Exposições
Museu Nacional de Arte Antiga, Lissabon
Bonn, Kunst-und Ausstellungshalle der Bundesrepublik Deutschland