Técnica: Escultura de vulto a 3/4 com as costas escavadas. Vestígios de policromia.
Dimensões (cm): Alt. 104,5 x Larg. 40 x Prof. 25,5
Descrição: Virgem esculpida de pé com o Menino Jesus sentado sobre a sua mão esquerda. Virgem e Menino olham-se, a Virgem com o rosto voltado para a esquerda e o Menino com a cabeça voltada para a direita.
A Virgem está coroada; o cabelo entrevê-se sob o véu. O rosto é oblongo, tem o nariz e os lábios finos, os olhos têm pupila aberta a trépano. Veste camisa de meia gola de folhos, abotoada. O vestido é cingido sobre o ventre com cinto ornado de rosetas. O véu prende-se ao vestido com jóia em forma de rombo. O manto dispõe-se em avental sobre as pernas, com aba solta abaixo do ventre, agrupando-se em volumes que depois caiem escalonados do lado direito e do lado esquerdo da imagem, mais requebradas sobre os pés. Calçada.
A figura da Virgem é dinâmica, embora contida. A perna direita avança sob o manto. O olhar trocado com o Menino denuncia o movimento. O Menino tem rosto de homem, cabelos encaracolados curtos. Veste túnica. Com a mão esquerda segura o orbe e com a direita toca o queixo da Virgem.
O grupo escultórico assenta sobre base circular.
Vestígios de policromia vermelha, azul.
Incorporação: Colecção do Comandante Ernesto Vilhena (Herdeiros)
Bibliografia
BORGES, Nelson Correia - João de Ruão Escultor da Renascença Coimbrã. Coimbra: Epartur, 1980
Exposições
Imagens no Tempo. Escultura Portuguesa do Museu Nacional de Arte Antiga. Séculos XII-XVIII
Lisboa, MNAA
Exposição Física
Espaços e Imagens-Esculturas Portuguesas dos séculos XIII a XVIII