Descrição: Alcatifa de estrado bordada a seda frouxa e fio metálico. Suporte formado por duas telas de linho vermelho sobrepostas, pespontadas na mesma cor formando desenho geométrico miúdo. A composição é certamente baseada no desenho de tapetes islâmicos de medalhão central.
Campo com medalhão central e os quatro cantos bem marcados. O fundo dos medalhões, hastes do campo e outros pormenores são bordados a fio dourado com alma de seda.
Apresenta três cercaduras de importância semelhante, com pequenas tarjas a separá-las.
Decoração floral. As flores representadas só pela corola vista em "planta" e em "corte" são ligadas por enrolamentos lineares e por vezes ladeads por pequenas folhas.
Grandes cobertas como estas eram usadas para cobrir os estrados onde eram colocados os tronos ou mesmo alcatifar os aposentos reais nas cortes Mugol, do Decão e Otomana.
Eram muito populares entre os portugueses que as usavam como colchas. No sec.XIX foram largamente exportadas para a Europa através do porto de Goa.
Origem/Historial: VARADARAJAN, Lotika, “Indian Textilesin Portuguese Collections. A problem of provenance”, in Reprinted fron Indo-Portuguese History. Old Issues, New Questions, Concept Publishing Company, New Delhi, 1985.
Sugere a produção de Gujarat [p. 139-dossier pasta preta "Artigos Colchas indo-port.].
Incorporação: Leilão Burnay
Centro de Fabrico: Índia
Bibliografia
Colchas Bordadas do Museu Nacional de Arte Antiga Índia Poprtugal China. Séculos XVI/XVII(Catálogo de exposição). Lisboa: MNAA, 1978
PEREIRA, Teresa Pacheco - Catálogo da exposição Índia e Portugal nas Colchas Bordadas. Lisboa: 1996
Exposições
Colchas Bordadas do Museu Nacional de Arte Antiga. Índia Portugal China. Séculos XVI/XVII
Lisboa, M.N.A.A.
1/9/1978 a 30/9/1978
Exposição Física
India e Portugal nas colchas bordadas
Lalit Kala, New Delhi, India
Exposição Física
Z Indii Do Portugalii. Tkaniny haftowane z XVII i XVIII wieku