Técnica: Desenho a traço a tinta sépia e aguarela cinza
Dimensões (cm): Alt. 32 x Larg. 24,6
Descrição: Alegoria a Junot ou à recepção dos franceses: sob uma enorme águia napoleónica, pousada sobre um arco-íris e rodeada de putti, o general Junot, acompanhado por Ceres e Minerva, estende a mão a Lisboa desfalecida, amparada pelo génio da Nação e confortada pela Religião. À esquerda as figuras da Inveja são derrotadas e espezinhadas pelo Génio da Nação, por entre despojos de guerra. À direita da composição, Marte (França) prepara-se para dar o golpe fatal a Neptuno (Inglaterra). Dois pequenos putti, com folha de papel e pena, aprestam-se para registar os acontecimentos para a História.
Estudo para a pintura "Junot amparando Lisboa à beira do abismo" que se conserva actualmente no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto, invº 14), a qual pertenceu anteriormente a João Allen. Variante da composição total, apresentando diferenças em relação à pintura.
Origem/Historial: Além deste estudo para a composição final, existem outras 6 folhas no MNAA com estudos para a pintura "Junot amparando Lisboa à beira do abismo" que se conserva actualmente no Museu Nacional de Soares dos Reis (Porto) e que pertenceu anteriormente a João Allen.
Este objecto está relacionado com os seguintes objectos (2.0):
Nº de inventário: 14; Denominação: Junot protegendo a cidade de Lisboa; Localização: Câmara Municipal do Porto / Museu Nacional de Soares dos Reis
Incorporação: Joaquim de Vasconcelos (através de verbas do Legado Valmor)
Bibliografia
CARVALHO, José Alberto Seabra - "Alegoria a Junot" in Sequeira 1768-1837. Um português na mudança dos tempos. Lisboa: 1997
BEAUMONT, Maria Alice - Domingos António de Sequeira - Desenhos. Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1972/75
Exposições
Sequeira 1768-1837. Um Português na Mudança dos Tempos