São Pedro
-
Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
-
Nº de Inventário: 1665 Esc
-
Super Categoria:
Arte
-
Categoria: Escultura
-
Autor:
Autor desconhecido (-)
-
Datação: 1501/1520
-
-
Técnica: Madeira esculpida e policromada, com as costas planas sem trabalho
-
Dimensões (cm): Comp. 11 x Alt. 58,5 x Larg. 19,5
-
Descrição: São Pedro de pé, com a cabeça inclinada para o lado inferior direito. Costas planas sem trabalho, com argola ao meio para encaixe e orifício circular. Cabelos divididos ao meio prolongando-se pela barba de caracóis vermiformes a emoldurarem rosto de malares marcados, nariz adunco, olhos semicerrados e cenho franzido. Veste túnica trabalhada em pregas verticais de perfil redondo e manto lançado sobre as costas, agrupado sob os braços, caindo em...
Ver mais pregas de perfil redondo requebradas em volutas na borda inferior. Na mão direita segura a chave (partida na parte superior) e com a esquerda, espalmada, o Livro encadernado fechado. Policromia castanha na túnica, cabelos e barbas, vermelha com vestígios de dourado no manto. Rosto encarnado. Fechar
-
-
Origem/Historial: As características do trabalho escultórico, nomeadamente a definição do rosto, das barbas, das mãos e do pregueado da túnica aproximam-no do S. Paulo, Inv. 1774 Esc (MNAA). A comparação destas duas esculturas com o Santiago Menor da autoria de Pedro Millán, catedral de Sevilha, datado de 1506 por Florentino Perez-Embid (1973), revela alguma afinidade estilística que permite inseri-las na linha do hispano-flamenguismo. ...
Ver mais Fechar
-
Incorporação: Colecção do Comandante Ernesto Vilhena
-
Bibliografia
- PEREZ-EMBID, Florentino - Pedro Millan y los Origenes de la Escultura en Sevilla. Madrid: CSIC, 1973