Cálice
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Museu: Museu Nacional de Arte Antiga
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Nº de Inventário: 810 Our
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Super Categoria:
Arte
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Categoria: Ourivesaria
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Autor:
Autor desconhecido (Ourives)
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Datação: Século 16
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Técnica: Prata, fundida, cinzelada, relevada, incisa e dourada
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Dimensões (cm): Alt. 35,6 x Larg. . x Diâm. copa: 10; base: 19,8
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Descrição: Cálice em prata dourada com a copa de forma campaniforme lisa, coberta parcialmente por uma falsa copa e por um aro no qual se inscreve a insrição: CALIX: DOMINI:INEBRIANS:QVAM:PRECLARVS:EST+.
A falsa copa encontra-se totalmente preenchida por um excelente trabalho de repuxamento representando as seguintes cenas: a Última Ceia, Cristo no horto, o beijo de Judas, o caminho para o Calvário.
Estas representações que assentam sobre cabeças de qu...
Ver maiserubins aladas encimadas por "trabalho de couro enrolado", são separadas entre si por serafins orantes.
A seus pés surgem grandes folhas de acantos cuja folha superior emerge do cálice transformando-se num aro do qual pendem quatro tintinábulos em forma de flor.
A haste tem como ligação á copa um capitel jónico e é composta por dois registos em forma de tambor, ambos encimados por cimalha da qual falta um elemento.
Nestes dois registo cujas faces apresentam-se preenchidas por arcos de volta perfeita e separados entre si no registo superior por pilastras e pequenas colunas lisas, elemento este que se repete no registo inferior de maiores dimensões.
Os nichos do registo superior enquadram seis pequenas figuras de vulto perfeito representando os Envangelistas, cada qual com o seu respectivo atributo.
No registo inferior os nichos albergam, também em vulto perfeito, as figuras dos Apóstolos: João Envangelista, Tiago, Tomé, Pedro, Paulo e André.
A ligação da haste com o nó é feita atravéz de um anel em forma de urna preenchida por grandes folhas de acanto finamente cinzeladas.
A base com forma de cruz grega sobrelevada, desenvolvendo-se em dois registos, apresenta nos ângulos pequenos festões e nos bordos das faces maiores, cabeças de querubins alados.
No primeiro registo desenvolve-se um trabalho de cinzel repuxando várias cabeças de querubins e pontas de diamantes que pontuam os ângulos e as metades dos lados todo preenchido por cartelas.
O segundo registo todo delineado pela inscrição: AVGVSTI:SANGVINE:DOMINI:PVRGAMVR:AB:OMNI:DELICCTO:HIERO:SANGVINEM:DOMINI:SACERDOTES:;DIVIDVT:POPVLIS:EIVS:GREGO:SANGVUISIESV:MELIVS:LOQVITVR:QVAM:ABEL:.
Na face superior colunelos sustentados por volutas, separam as quatro figuras dos Doutores da Igreja: S.Gerónimo, Santo Agostinho, Santo Ambrósio e S.Gregório, todos sentados e com os respectivos atributos, sendo os ângulos marcados por cartelas nas quais se inserem novamente cabeças de querubins. Fechar
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Incorporação: Repartição do Património do Convento de Cristo de Tomar (17:035)
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