Descrição: O tema representado neste quadro é São Jerónimo durante a sua penitência no deserto, local que, tanto neste caso, como também na pintura da mesma série que ilustra a Pregação de São Jão Baptista, é substituído por uma paisagem acidentada com fundo de arvoredo e casario.
O Santo, figurado com um manto que lhe cobre o corpo da cintura para baixo e com a cabeça nimbada, encontra-se ajoelhado debaixo de uma árvore rezando em frente a um livro ab... Ver maiserto e a uma caveira. Das mãos postas em sinal de oração está suspenso um rosário de contas.
Um dos seus atributos ou emblema, o chapéu cardinalício de cor vermelha, constitui um apontamento de cor vibrante numa composição pautada por uma paleta de tons suaves.
Origem/Historial: "São Jerónimo" forma, juntamente com a "Pregação de São João Baptista", "Santo Antão e São Paulo Eremita", "Santo Antão e o Sátiro" e "Visão de Santo Antão", um conjunto designado por "série dos arcos" devido à arcaria que se rasga sobre um fundo azul e que corre a parte inferior de todas as tábuas.
O "Retábulo do Mestre dos Arcos", nome pelo qual também é conhecido, não foi ainda objecto de um estudo aprofundado, com a excepção de... Ver mais Luís Reis-Santos que atribuíu a autoria dos quadros a Gregório Lopes, o que, contudo, não deixa de levantar alguns problemas, uma vez que estas pinturas não se enquadram plenamente no estilo do pintor.
Este quadro, tal como os restantes quatro painéis que compunham o conjunto da "série dos arcos", provêm do convento de São Bento da Saúde, embora tudo indique que não seriam originários desta instituição beneditina, uma vez que apenas foi construída em 1598, ou seja, numa data posterior à feitura dos quadros.
MENDONÇA, Maria José - Catálogo da exposição de Primitivos Portugueses (texto policopiado inédito). Lisboa: Museu Nacional de Arte Antiga, 1940
CAETANO, Joaquim Oliveira - "Gregório Lopes", in Grão Vasco e a Pintura Europeia do Renascimento. Lisboa: C.N.C.D.P., 1992
CARVALHO, José Alberto Seabra de - Estudo sobre proveniências do Museu Nacional de Arte Antiga (trabalho de estágio para técnico superior de 2ª classe do Museu Nacional de Arte Antiga. Inédito): 1991